Ministro da Saúde vai debater índice de desempenho do SUS amanhã, sexta-feira

A medida possibilita destinação de recursos a municípios que investem na saúde básica
14/06/2012 19:02 | Da Liderança do PT

Compartilhar:

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, participa nesta sexta-feira, 15/6, às 15h, de uma audiência pública na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa nesta sexta-feira, 15/6, às 15h, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo com o objetivo de debater a Adoção do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSus) e de incentivos atrelados a indicadores para fortalecimento do SUS.

O índice IDSus foi criado pelo Ministério da Saúde para avaliar a qualidade do serviço oferecido na rede pública de saúde do país e foram avaliados os dados referentes ao período de 2008 a 2010. A ferramenta, com 24 indicadores, avaliou os níveis de atenção básica, especializada, ambulatorial e hospitalar, além dos serviços de urgência e emergência, verificando a infraestrutura para atender as pessoas e a capacidade dos serviços em dar respostas aos problemas de saúde da população.

O IDSus servirá de base para que os dirigentes dos três níveis " federal, estadual e municipal " tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país. Também dará maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde. O levantamento de dados para divulgação do IDSus será realizado a cada três anos. O site do Ministério (www.saude.gov.br/idsus) já disponibilizou os primeiros resultados.

A presidente Dilma, por meio do Decreto Presidencial 7.508, tornou o indicador realidade. A medida, além de estabelecer metas e diretrizes importantes, possibilita que municípios que investem na saúde básica, buscando melhorias nos seus indicadores, sejam valorizados com maior repasse de recursos.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp