Deputado defende investimentos no hidroanel metropolitano


12/06/2012 13:16 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Autoridades participam de debate sobre o hidroanel metropolitano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, deputado João Caramez (PSDB), participou na segunda-feira, dia 4/6, do debate Hidroanel: Como Transformar o Sonho em Realidade, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt). No encontro, que contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o parlamentar defendeu a implantação do hidroanel metropolitano de São Paulo visando o transporte de cargas e passageiros.

"Este é um empreendimento que, além de contribuir para a melhoria de nossa atmosfera e para a redução das emissões de combustíveis fósseis, poderá estimular num futuro próximo o turismo nas águas do Tietê e de nossas represas", salientou Caramez. Ele enfatizou que a utilização dos rios Tietê e Pinheiros como meio de transporte de cargas significa retirar do trânsito da região metropolitana uma boa parte das 400 mil viagens de caminhão por dia ou 1 bilhão de toneladas de cargas/ano.

O secretário citou ações do Estado como a construção da eclusa na Barragem da Penha (anunciada em março pelo governo do Estado), que também integra o projeto do hidroanel metropolitano. "Essa é uma obra de R$ 90 milhões que trará benefícios para o transporte de cargas e irá acrescentar 14 quilômetros à navegação do Tietê, que hoje possui 41 quilômetros navegáveis", citou.

"Esse é um projeto amplo de navegação que poderá dar nova feição à região metropolitana. É um programa de grande magnitude que precisa do comando do poder público, mas depende da sociedade", disse o engenheiro Frederico Bussinger, ex-diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e Transporte e expositor do evento.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp