Museu de Arte : Oswaldo Prieto

Oswaldo Prieto dialoga com as formas em colusão entre conceito e pulsação interior
14/06/2012 16:07 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Exposição Oswaldo Prieto, Emanuel von Lauenstein Massarani e convidados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Oswaldo Prieto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dialogo Das Formas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115263.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Criancas Brincando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115292.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Oswaldo Prieto elabora a cor e a luz com intensidade e com vitalidade plásticas. Em todas as suas obras atuais o traço permanece nítido e a cor é submetida a vibrações que a transformam. Sua pincelada escorre segura sobre a tela dominada por uma colusão espontânea entre conceito e pulsação interior.



Ao observar suas obras nota-se que não são " como poderiam parecer " projeções de uma vida terrena em direção de um espaço salvo do vazio, mas forças uniformes e controladas que criam numa atmosfera surreal começo e fim, deixando para a memória o espaço adequado para cumprir sua trajetória.



Trata-se de uma operação artística que traz dentro de si todas as premissas de um discurso estimulante e provocatório. Uma vibração constante que lembra Vasarely envolve a maioria de suas telas, onde a interligação entre cubismo, abstração e figurativismo surpreende o espectador tanto quanto suas telas entrecortadas.



Nas sugestões da matéria ou da técnica insólita, quanto nos temas originais com os quais são concluídos seus contos geométrico-figurativos verifica-se que o autor permanece sempre sob o signo de uma pesquisa singular.



Na obra "Crianças em recreio", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Oswaldo Prieto nos transmite, através da forte policromia e da incidência da luz, sua experiência de vida e a alegria de viver.



O artista



Oswaldo Prieto nasceu em São Paulo em 1931 e vive atualmente em Porto Feliz onde instalou o seu atelier e deu inicio ao projeto "Incentivo à arte" nas escolas municipais. Formou-se em Artes Plásticas e Propaganda e Marketing na Escola Técnica Labor.



Iniciou suas atividades como designer e de 1943 a 1949 trabalhou na Companhia de Anúncios em Bondes e Ônibus e de 1949 a 1966 foi engajado como publicitário e criador de cartazes na Companhia Cinematográfica Serrador e na Companhia Cinematográfica Paulista. Em 1966 após dedicar-se às serigrafias em papel desenvolveu uma técnica inovatória de serigrafia em tela cujos direitos autorais foram patenteados.



A partir de 1986 dedica-se aos trabalhos em óleo sobre tela. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas no Harmonia Clube, no 1o Salão de Artes e na Casa da Cultura de Telêmaco Borba, PR (1999); Banco Banestado e 1a Exposição Coletiva de Artistas Plásticos, Telêmaco Borba, PR; Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR (2000); Clube Guaíra de Ponta Grossa, PR; Estação Arte, Fundação Cultural Ponta Grossa, PR; Casa do Artesão e II Exposição Coletiva de Artistas Plásticos, Telêmaco Borba; Casa de Cultura Jaguariaíva, PR (2001); Casa da Cultura de Jaguariaíva, PR; Feira Internacional de Artesanato, Curitiba, PR; Casa da Cultura de Telêmaco Borba, PR; XIII Semana da Cultura, Telêmaco Borba, PR; Mostra Coletiva da Primavera, Espaço da Rotunda " São Paulo, SP; Colégio Positivo, Telêmaco Borba, PR (2002); Fome Zero, Ponta Grossa, PR; Artes dos Campos Gerais, Ponta Grossa, PR; Feira Internacional de Artesanato, Curitiba, PR; Clube Atlético Monte Alegre, Telêmaco Borba, PR (2003); Lions Club e Casa da Cultura, Telêmaco Borba, PR (2004); Espaço Cultural Almeida Júnior, Itú, SP; "O Cubismo segundo Oswaldo Prieto", Espaço Coordenação de Cultura, Porto Feliz, SP (2005); Cubismo Paulistano, Espaço Cultural IPREM, SP; Museu da Energia, Itu, SP (2006); Espaço Coordenação de Cultura, Porto Feliz, SP (2009); Espaço Cultural Almeida Júnior, Itu, SP (2010).



Foi membro de comissões julgadoras de diversos concursos no Paraná e em São Paulo e possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp