Comissão recebe secretário da Cultura para prestação de contas de sua gestão


14/06/2012 20:45 | Da Redação: Mariza Paulicek Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Marcelo Mattos Araújo, Simão Pedro e Edson Ferrarini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Mattos Araújo, secretário da Cultura do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115298.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Ferrarini , Ana do Carmo e Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115295.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115296.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115297.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão recebe secretário da Cultura para prestação de contas de sua gestão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia, presidida pelo deputado Simão Pedro PT, recebeu nesta quinta-feira, 14/6, o secretario da Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araújo, que trouxe uma síntese de todos os programas da secretaria, assim como as estatísticas de resultados.

De acordo com a colocação do secretário, que está apenas há dois meses à frente da pasta, ele vem dando sequência aos processos iniciados na gestão de Andrea Matarazzo e também implementando novas diretivas, visando à excelência na preservação do patrimônio cultural e artístico e garantindo que a população tenha acesso a todo o multifacetado universo cultural.



Museus atrativos



O deputado Edson Ferrarini (PTB) sugeriu ao secretário a possibilidade de tornar mais interessantes as visitas aos museus. Citou como exemplo o Museu do Ipiranga, que considerou "chato", e sugeriu ações que poderiam quebrar o tabu de o brasileiro não é público constante de museus.

Com relação à visitação de museus, Mattos Araújo entende que as parcerias feitas com a secretaria da Educação são ferramentas que podem mudar os hábitos culturais, delineado-os através de um trabalho na idade de formação escolar.

Beto Trícoli (PV) chamou atenção para que haja maior amplitude de áreas no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).



Portinari em Batatais



A preocupação coma deterioração das obras de Portinari no município de Batatais foi a tônica da fala do deputado Welson Gasparini (PSDB) ao solicitar atenção e entrosamento com a prefeitura. Sugeriu também que a secretaria elabore, em parceria com a iniciativa privada, mais concursos culturais.

Mattos Araújo disse acompanhar com atenção o problema dos painéis de Portinari, em conjunto com Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). "A situação é delicada e as intervenções têm de ser muito seguras, pois o problema não é só de restauro, mas estrutural".

Presentes à reunião os deputados Samuel Moreira (PSDB - líder do Governo), Beto Trícoli, Edson Ferrarini, Carlos Giannazi (PSOL), Welson Gasparini e Ana do Carmo (PT).

alesp