Museu de arte: Litho


15/06/2012 14:00

Compartilhar:

Obra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auto retrato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nonna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Litho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Russo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Litho comprova e justifica sua vocação poética guiado por um monocromatismo de efeito



A figura humana, sobretudo a expressão da face, é um tema sobre o qual, com extrema coerência e sinceridade, Litho vem comprovando e justificando a sua inata vocação pela poesia e pela fotografia, usando entretanto o carvão e o lápis preto. Trata-se de uma poesia que não tem receio de se concentrar sobre o vulto melancólico de um clown, de um apaixonado por um bom copo ou do olhar de felicidade de uma avó ao acariciar seu primeiro neto.

O todo é um contínuo jogo de claros e escuros que, de obra em obra, troca de expressão e intensidade, determinando numa contínua sobreposição de rarefações gráfico-luminísticas, soluções e propostas que movem nostalgias e espera de que todos temos ou podemos ter em mente.

Em trabalhos recentes, Litho fixa sobre o papel, com firmeza e equilíbrio, os pensamentos e os desejos que se aglomeram atrás do olhar, aparentemente fixo e impenetrável dos protagonistas dessa singular crônica lírica e moral.

Seu intento é o de tornar sempre mais dúctil e movimentada a aplicação dos "brancos" e dos "pretos", e dali avançar com graça e fantasia até a reinvenção de outras figuras. Esse monocromatismo " muito próximo de Rembrandt " reflete o temperamento exuberante do artista no momento da criação. Mesmo não se afastando da consistência objetiva que acende a cor e rende viva a figura enfocada, seu gestual exalta a narração de veio nitidamente lírico.

Na obra Um Hoje e Outro Sempre!, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nota-se que a alma do artista vibra e comove sempre. Sobre a base de uma segura trama gráfica, Litho desenvolve um convincente discurso "espírito-matéria", guiado por um cromatismo de efeito magistralmente dosado e bem distribuído.



O artista



Litho, pseudônimo artístico de Lazaro José Alves, nasceu em Itu, em 1941. Na sua trajetória, traz uma longa e sólida carreira desenvolvida como diretor de arte em agências de propaganda.

Nas agências, criou campanhas, marcas, programações visuais e embalagens para empresas como Volkswagen, Ford e Brastemp. Criou a atual marca e toda a programação visual do Sal Cisne e da Bolsa de Imóveis do Estado de São Paulo. Fez projetos de livros de arte como o dos 60 anos do Clube Harmonia.

Foi no mercado editorial que seu nome ganhou projeção, com trabalhos feitos para as editoras Bloch e Abril. Seus projetos gráficos de vanguarda, adotados por títulos modernos, como o redesign da revista Casa Cláudia, acabaram por chamar a atenção de designers internacionais, como foi o caso de Jan V. White, communication design com especialização na área editorial e que ocupou o cargo de diretor de arte da revista Time por 13 anos. Atualmente é dono de um influente estúdio de design editorial. Em sua passagem pelo Brasil realizou workshops e distinguiu o trabalho de Litho entre os melhores do mundo.

Realizou diversas exposições individuais e coletivas, com destaque para o Espaço Cultural V Centenário e o Espaço Cultural Blue Life (2005). Suas obras encontram-se em diversos acervos, notadamente no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp