Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

Lene Miatto apresenta no Espaço Candido Portinari suas crenças e crendices do folclore brasileiro
18/06/2012 17:19 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Lene Miatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pessoas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115385.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposicao<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115386.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cartaz Lene Miatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As evocações de Lene Miatto parecem destiladas da memória com a intenção precisa de provocar emoções longínquas embora vivas no plano dos sentimentos. Tais momentos poéticos encontram uma extrema correspondência no impecável tecido pictórico.



A sua visão pictórica decisivamente figurativa mas recentemente envolvidas por transparências é movida por uma pesquisa de pureza, de meditada seleção dos valores sobre os fatos poéticos e das emoções provocadas pela beleza intensa no sentido mais apropriado do termo.



Lene Miatto é uma artista dotada de sensibilidade nos confrontos da paisagem e da natureza, alheia às problemáticas impostas por um cerebralismo complexo, pois observa a realidade com ternura e sinceridade.



Sob o perfil técnico, suas obras revelam um excelente domínio do metier, enquanto a interpretação temática é de chave prevalentemente lírica. O uso de uma areia refinada sobre o forte cromatismo faz ressaltar a composição.



As obras de sua fase atual, dedicada ao folclore brasileiro, revelam que a originalidade da artista deriva muitas vezes da firme determinação de seguir uma linha contracorrente em que podemos observar a exata tradução plástica de um pensamento, de uma visão e de uma imaginação perfeitamente determinadas.

alesp