Museu de Arte - Riva Rapoport


20/06/2012 13:58 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Riva Rapoport<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra "Refúgio" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Riva Rapoport: quando a dialética entre tema concreto e forma abstrata é perceptível



Pelo seu dinamismo, ao mesmo tempo generoso e vigoroso, no qual confluem, como reação, a angustia existencial, a alienação e a dicotomia entre o bem e o mal, a artista Riva Rapoport não pode ser enquadrada numa corrente definida. Pela variedade dos elementos da composição de sua obra e sua criativa genialidade, a artista foge de qualquer definição simplista.



Sua pintura é de " jato " e sua cor " é vida ". Para uma compreensão mais profunda e completa de Riva Rapoport, podemos acrescentar que o seu pintar impulsivo é determinado pela vida cada vez mais convulsa e frenética, exatamente no ritmo que o ser humano imprime e onde tudo se transforma num fator essencial à sua realização.



Sempre nova e imprevisível no seu estilo e na técnica, a pintora sabe aproximar com sensibilidade e bom gosto as cores mais díspares, criando fortes arabescos. Essas cores absorvem a específica função de irradiar um dinamismo vital, uma força cósmica quase atômica da existência.



Paul Valery escreveu que "o método mais seguro para julgar uma pintura é, de princípio, nada nela reconhecer". É o que acontece frente a uma obra de Riva Rapoport. Entretanto podemos afirmar que nos encontramos face a uma artista criadora de formas novas que mudam a cada quadro com a mudança das emoções que a vida, sempre mutante, suscita no seu ânimo.



Na obra "Refúgio", oferecida ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a dialética do tema concreto e da forma abstrata é perceptível, mesmo quando o equilíbrio é alcançado. A cor constitui o verdadeiro tema da composição, constantemente ligada à lembrança da paisagem que a inspirou.



A artista



Riva Rapoport nasceu em São Paulo em 1948, , onde reside e trabalha. Formada em comunicação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), realizou um curso de extensão universitária no Museu de Arte Contemporânea da USP. Pintora e escultora, sua trajetória artística se deu no convívio em atelies dos artistas Carlos Fajardo, Selma D'Affre, Sergio Fingermann, Megumi Yuasa e Ubirajara Ribeiro.



Participou de inúmeras exposições, entre elas: "Sucata", Museu de Arte Contemporânea, SP (1989); 8º Salão de Arte de Rio Claro,SP; 47o Salão de Arte Contemporânea de Curitiba, PR; "Ritmo, equilíbrio circular", Paço das Artes, SP (1990); "Cologravura como meio de pensamento", Paço das Artes, SP (1991); 15o Salão de Arte de Franca, SP (1992); 19º Salão de Arte de Limeira, SP e Centro Cultural de São Sebastião, SP (1993); Centro Cultural Casper Líbero, SP; "Atitude Aquarela", MAC, SP (1994); 27º Salão de Arte de Piracicaba, SP (1995); 20º Salão de Arte de Franca, SP; 21º Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP (1996); V Salão Victor Meirelles, Florianópolis, SC; Galeria Sesc Paulista, SP e Centro Universitário Maria Antonia, SP (1997); "Cem recuerdos para Garcia Lorca", Brasília, DF; Bienal Internacional de Poesia, Belo Horizonte, MG (1998); Galeria do Sobrado Ramalho, Tiradentes, MG. Unger's Pottery House Art Gallery, Monte Verde, MG. (2001e 2000); Espaço Cultural V Centenário, SP. (2002); Centro Cultural de Cascais, Portugal; Centre Culturel Brésil-France, Galerie d'Art François Mansart, Paris, França; Espaço Cultural do CRC SP (2003).



Recebeu diversos prêmios e Medalha de Ouro no 8º Salão de Arte de Rio Claro, SP e 20º Salão de Arte de Franca,SP, e possui obras em coleções particulares e nos acervos oficiais da Embaixada do Brasil em Lisboa; Centro Cultural Cascais, Portugal; Galeria Rubén Cunha, Lisboa; Galeria do Sobrado Ramalho, Tiradentes, MG; Galeria Sesc Paulista, SP; Centro Universitário Maria Antonia, SP; Prefeitura de São Sebastião, SP. do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp