Vale do Paraíba discute Orçamento 2013 na segunda-feira

Audiência Pública do Orçamento - Taubaté
21/06/2012 19:40 | Da Redação: Marisa Mello

Compartilhar:

Taubaté <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na próxima semana, a CFOP vai promover audiências em Taubaté, no dia 25/6, às 10h, em Jundiaí, no dia 28/6, às 18h, e em Guarulhos, no dia 29/6, às 18h, nas câmaras municipais.



A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) discute nesta segunda-feira, 25/6, às 10h, as demandas da população da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A audiência pública acontece na Câmara Municipal de Taubaté. O objetivo do encontro é incluir essas demandas no Orçamento estadual para 2013.

O Vale do Paraíba recentemente alcançou a condição de Região Metropolitana, o que permite a discussão e a solução de problemas de forma intermunicipal, visando a qualidade de vida de seus moradores. Entre as maiores dificuldades que as cidades da RMVP enfrentam está a crise na saúde e na segurança pública.

Desde 2005, a CFOP percorre anualmente as regiões administrativas e de governo do Estado para ouvir as sugestões de seus moradores, de forma a aprimorar a destinação dos recursos orçamentários. Ao longo desse período, muitas solicitações voltadas a diversas áreas foram atendidas e importantes programas de governo foram lançados, como Pró-Santas Casas, Pró-Vicinais e o Programa Creche-Escola.

Vale ressaltar que este é o primeiro orçamento regionalizado do Estado, onde os recursos serão discriminados também por regiões e não apenas por áreas (educação, saúde etc.). Essa é uma conquista da CFOP, que há muito tempo luta pela regionalização. "As audiências públicas possibilitam que tenhamos um Orçamento mais próximo da realidade", afirma o presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB).

Em 2012, a comissão realiza, em junho e agosto, 20 reuniões no total, nas regiões administrativas, metropolitanas e aglomerações urbanas do Estado.

alesp