Crise na Europa afeta safra da laranja na região de Bebedouro


22/06/2012 17:16 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

 Luiz Claudio Marcolino (de terno) visita COAF de Bebedouro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino (PT) chamou a atenção do governo Alckmin, em 20/6, no plenário da Assembleia paulista, para a safra da laranja na cidade de Bebedouro. Segundo o deputado, cerca de 100 milhões de frutas estão "encalhadas" à espera de consumidores e correm o risco de apodrecer se não forem comercializadas a tempo. O problema decorre da crise econômica na Europa que tem feito com que os países atingidos, principais importadores do produto brasileiro, não cumpram com os contratos de exportação vigentes.

Ele destacou a importância do Programa de Agricultura Familiar, em vigor desde 2010, instituído pela Lei 11.947/09, que permite ao governo federal o repasse de no mínimo 30% do que o município gasta com merenda escolar oriunda de produtos das cooperativas vinculadas ao programa. A lei assegura que a produção da agricultura familiar seja destinada à compra da merenda escolar em todo o Brasil. "Muitas são as famílias que trabalham e dependem da terra, por isso é preciso viabilizar a produção familiar e fortalecer as cooperativas nesse momento", disse.

Ele informou que, na reunião em Brasília com representantes da COAF (Cooperativa Orgânica da Agricultura Familiar) de Bebedouro, o governo garantiu que comprará da indústria o suco processado para distribuir em cestas básicas às famílias carentes da região. "Faço um apelo ao governo Alckmin que siga o exemplo, para amenizar os prejuízos dos agricultores e fortalecer a agricultura familiar no Estado", disse.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp