Cartilha orienta sobre desaparecimento de crianças e adolescentes


27/06/2012 16:57 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:

Hamilton Pereira fala no II Seminário de Enfrentamento ao problema do desaparecimento de crianças e adolescentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115793.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma cartilha com orientações sobre situações de desaparecimentos de crianças e adolescentes foi lançada em São Bernardo do Campo, no último dia 22/6, durante o II Seminário de Enfrentamento ao problema. O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que participou da abertura do encontro, falou da necessidade de união da sociedade brasileira para lutar contra o problema.

"Nós temos que dar as mãos para enfrentar isso que é uma grande chaga social do nosso país e de São Paulo", observou Hamilton. "Não podemos aceitá-la como algo comum, temos que nos colocar no lugar do outro, sensibilizar as pessoas para fazer dessa, uma causa de toda a sociedade brasileira", completou.

A cartilha é resultado de uma parceria entre a Fundação Criança e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. em âmbito local. Para ela o envolvimento dos municípios é fundamental para solucionar os casos.

Dados apresentados na Cartilha apontam que no Brasil desaparecem 200 mil pessoas por ano, sendo 40 mil crianças e adolescentes. O material traz a definição de desaparecimento, aponta causas, maneiras de enfrentar o problema, legislação pertinente e orientações aos pais e instituições que atendem crianças e adolescentes.

Entre as orientações para os casos de desaparecimentos desse público, está registrar boletim de ocorrência imediatamente, sem a necessidade de aguardar 24 horas, ter uma foto recente da pessoa para fornecer à autoridade policial e procurar o Conselho Tutelar. No caso de reencontro do desaparecido, o material destaca a necessidade de comparecimento à delegacia para dar baixa no boletim de ocorrência de desaparecimento.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp