Secretário do Meio Ambiente presta contas a comissão da Assembleia Legislativa

Pasta vai assumir gestão de todos os parques urbanos do Estado, informou Bruno Covas
27/06/2012 17:20 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Bruno Covas e Beto Tricoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Covas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Souza Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera, Welson Gasparini e Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beto Tricoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, compareceu nesta quarta-feira, 27/6, a reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. Ele prestou contas das ações desenvolvidas pela pasta aos membros do órgão técnico, presidido pelo deputado Beto Trícoli (PV).

Bruno Covas destacou medidas de preservação de mananciais, ampliações de áreas verdes no Estado e destinação de resíduos sólidos. Informou ainda que, por decisão do governo do Estado, todos os parques urbanos estaduais passarão a ser administrados pela Secretaria do Meio Ambiente, em cronograma definido pela Casa Civil.

Tricoli observou que faz parte das atribuições do Legislativo fiscalizar as ações do Executivo e que esta reunião é o fórum adequado para os deputados questionarem as atividades realizadas pelo secretário e ouvirem suas explanações. O presidente enalteceu o trabalho desenvolvido pelo secretário e as metas propostas pela secretaria.



Preservação x desenvolvimento



Os deputados Sebastião Santos (PRB) e Ana do Carmo (PT) reconheceram a complexidade das questões ambientais, área em que se busca conciliar a preservação da natureza ao atendimento dos interesses comunitários. Ana lembrou a difícil situação das comunidades que ocupam áreas de preservação ambiental. "Eles pagaram pelas áreas onde residem, mas não têm direito a escrituras", lamentou.

O trabalho de Covas à frente da secretaria foi elogiado por Welson Gasparini (PSDB). Ele ressaltou, porém, a urgência de se erradicar o despejo de esgotos sem tratamento nos rios de São Paulo. O parlamentar declarou que na região de São José do Rio Pardo dois municípios ainda não têm tratamento de esgoto, o que compromete os rios da região.

Outro parlamentar da comissão, Itamar Borges (PMDB) defendeu ações integradas para se resolver questões envolvendo piscicultura, aquicultura e também a destinação de resíduos sólidos. Borges entende que há necessidade de uma melhor regulação desses temas.

Moradores de comunidades da Jureia, Adriana Souza Lima e Arnaldo Rodrigues das Neves, manifestaram sua preocupação com a legislação que trata da preservação ambiental daquela área. Eles defendem que as comunidades sejam tratadas como parceiras, aliadas nas ações de preservação. (JR)

alesp