Inclusão de suco de laranja na merenda escolar


28/06/2012 18:16 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:

Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB)defendeu a incorporação de suco de laranja na merenda escolar distribuída no Estado de São Paulo. Da tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar apresentou uma indicação ao governador Geraldo Alckmin solicitando que adote a medida. O parlamentar assinala o benefício que o consumo de laranja pode gerar à saúde dos estudantes. "A laranja é fruta rica em vitamina C, ácidos orgânicos, açúcares e fibras, e substituiria a ingestão de refrigerantes e sucos artificiais", comentou Massafera.

Outro benefício da inclusão do suco na merenda escolar é econômico. A citricultura busca soluções para enfrentar a crise atual, o que pode fazer com que 80 milhões de caixas deixem de ser colhidos na safra atual. O contingente de 4,3 milhões de estudantes do Estado em um ano letivo de 200 dias representa um enorme potencial para essa produção excedente de frutas.

A crise é resultado de fatores como a grande produção de laranja, estimada em 364 milhões de caixas na safra atual, a necessidade das indústrias de controlarem os já altos estoques de suco que influenciam nos preços internacionais e, principalmente, a queda de consumo na Europa e Estados Unidos. Como sintoma da crise, no início do mês a Cutrale anunciou a suspensão das atividades nas unidades de Itápolis e Taquaritinga afetando 123 trabalhadores.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp