Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Eduarda Duvivier


29/06/2012 11:48 | Emanuel von Lauenstein Massarani

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O Prazer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Almeida Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduarda Duvivier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Num sutil desenho impressionista que infunde idéias intuitivas de modernidade e sobriedade, emerge das esculturas de Eduarda Duvivier um vivo sentido de sensualidade, tanto pela dinâmica dos ritmos, quanto nos plenos e nos vazios da matéria tratada.

O naturalismo é evidente em suas obras. A artista coloca em relevo na obra O Prazer a estrutura monolítica do casal, além do mesmo ritmo e cadência entre as duas figuras. Sob o mesmo prisma emocional, encontramos a fluidez da linha que liga os protótipos modelados. Nas figuras entrelaçadas a interseção das formas cria uma participação bem dosada.

A simetria dos plenos e dos vazios é tal que as duas figuras nos parecem uma única. Um todo arredondado, onde as linhas e curvas delimitam e fecham num único espaço as duas formas. Trata-se de um trabalho precioso, que busca certa pureza de estilo com plena correspondência na área do sentimento e das sensações.

A matéria atualmente preferida de Eduarda Duvivier é o pó de mármore com resina, pois é na moldagem com barro que consegue ser mais completa e tocante nas suas peregrinações poéticas e plásticas, em que reinventa o homem e a mulher, e, em consequência, o amor e o prazer.

A atração dos seres humanos é tratada de modo explícito, o mais expressivo e repleto de sensualidade. São os sentimentos antigos, evocados de forma harmoniosa que se verificam e se celebram em suas obras.

Em O Prazer e no busto dedicado ao compositor Almeida Prado, obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, sua modelagem é límpida e bem constituída. Eduarda Duvivier deu-se como missão colher atitudes que fazem intuir as relações e o quanto a excitação sensorial provoca nos sentimentos, alcançando paralelamente um equilíbrio entre a expressão subjetiva e a interpretação realística.



A artista

Filha de dois grandes artistas no campo da escultura, Eduarda Duvivier nasceu no Rio de Janeiro. Pintora, escultora, poeta e contista, cursou a Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro e a Universidade de Brasília, entre 1967 e 1971. Inicialmente autodidata, realizou cursos de pintura no Cambridge Center of Adult Education, em Boston, Estados Unidos.

Durante vários anos residiu no Rio de Janeiro e abriu seu ateliê ao transferir-se para a capital paulista na década de 1980.

Realizou diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Hobby Sport Club, São Paulo (1982); Delfin Galeria, São Paulo (1983); Bar Avenida, São Paulo (1984); "O Bicho - 5 Visões" - Coletiva no Barcellos, São Paulo (1998); Espaço Cultural do Shopping Cassino Atlântico (2003); Espaço Cultural V Centenário (2007); Galeria Spazio Surreale (2010).

Possui obras em importantes acervos particulares nos Estados Unidos, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

alesp