Museu de Arte do Parlamento de São Paulo


04/07/2012 15:55 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Fernanda Calfat Cinel <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Fernanda Calfat Wave<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fernanda Calfat: na busca da personalidade

alcança o interior do ser enfocado



Não há dúvida que para Fernanda Calfat a fotografia é sobretudo arte. Eis porque essa artista fotógrafa consegue captar num relâmpago, um olhar expressivo, uma emoção única, o sorriso e o choro de uma criança, a sensualidade e a harmonia do corpo de uma ou de um modelo, tudo isso envolvido pelas cores da natureza, do "glamour" de um desfile ou sob as luzes de um estúdio.



Envolvida inicialmente pelo mundo da moda que a atraiu mais como artista do que repórter, buscou a perfeição através de pesquisas contínuas para transformar suas fotografias em verdadeiras obras de arte.



Acentuadas de fortes contrastes e um equilibrado jogo de luzes Fernanda Calfat consegue exaltar não somente a beleza dos modelos mas a expressão ou a emoção de um instante.



Procurando sempre destacar a personalidade da pessoa em foco consegue, com coragem e humildade, alcançar também o interior do ser e suas histórias.



Reunindo compreensão, atenção e concentração, sem suplantar o olhar, além de qualquer coisa, o importante para Fernanda Calfat é o exercício da contemplação, não o olhar veloz mas fixando um ponto estratégico e observá-lo atenta e cuidadosamente.





A velocidade é da máquina e não da artista. A propósito, Henry Cartier Bresson costumava afirmar que "o momento decisivo é opção do fotógrafo, pois cada qual decide qual é o seu próprio momento".



A obra "Wave", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, confirma que ter boas idéias, originalidade e mais do que tudo um estilo é a chave da criatividade de Fernanda Calfat que permite valorizar o modelo enfocado e produzir algo que ninguém fez antes dela.



A artista



Fernanda Calfat nasceu em São Paulo. Formou-se em Design pela FAAP " Fundação Armando Álvares Penteado e especializou-se em fotografia na Escola Pan-Americana de Arte e a seguir no International Center of Photography, em Nova York, onde participou de workshops ministrados por Joseph Astor e Mary Allen Mark.



Nessa época, estudou também em Milão, quando já se destacava como fotógrafa de moda. Atualmente em constante aprendizado e troca de informações mundo afora, cobre todas as passarela nacionais (SPFW e Rio Fashion) para as revistas World Fashion, Fashion Trend (Itália) e L"Officiel, assim como as semanas de moda de Londres, Milão e Paris.



É também a representante no Brasil do maior banco de imagens dos Estados Unidos Unidos denominado GettyImages, empresa para a qual faz a cobertura da semana de moda de Nova York, sendo uma da únicas fotógrafas oficiais do evento.



Realizou exposições no Brasil e no exterior, em locais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo e na Agora Gallery em Nova York. Fotografa editoriais de moda para importantes revistas como Vogue Brasil e Vogue França, Marie Claire Itália, Elle Brasil e Elle América, entre outras.



Foi recém premiada na 9ª Bienal de Arte Internacional pela obra Giselle e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp