Parlamentar quer campus da USP em Suzano


16/07/2012 08:43 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Reunião entre Estevam Galvao e Grandino Rodas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116242.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembleia, Estevam Galvão, se reuniu na manhã de quarta-feira, 12/7, com o reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, para conhecer mais sobre a instituição e pleitear a instalação de um campus em Suzano.

Para o deputado, é primordial que a cidade ofereça uma universidade pública de qualidade para a população. "Suzano conta com mais de 300 mil habitantes, oferece fácil acesso à capital, litoral, ABC e Zona Leste. É uma das cidades que mais arrecada com ICMS e oferece acesso fácil a todos os demais municípios do Alto Tietê. Ainda assim, não possui uma instituição de ensino superior público e com qualidade para a população", explicou Estevam.

Ao falar sobre o trabalho da USP, o reitor afirmou que a instituição realizará novos investimentos em breve e que devido à localização e perfil que apresenta, Suzano tem condições de abrigar um campus da USP. "Estamos partindo do ponto zero, é preciso que se faça um estudo, levando em consideração o perfil da cidade e que tipos de cursos podemos implementar lá. Mas é perfeitamente viável e daremos continuidade a este processo", afirmou Grandino.

A preocupação do deputado com o acesso dos suzanenses ao ensino superior é antiga. Há algum tempo Estevam pleiteia junto à Unesp a construção de uma unidade de ensino superior em Suzano. Apesar de o município estar listado entre os 30 que possuem prioridade no plano de expansão da universidade estadual, o projetos ainda não saiu do papel devido à falta de apoio da administração municipal.

O reitor da USP reiterou a importância de parceria entre os setores. "É preciso que o município ofereça contrapartida, que poderia ser a doação do terreno. De qualquer forma, a parceria é fundamental", disse.

Ao final, Estevam afirmou estar muito satisfeito com o primeiro encontro, que renderá novas reuniões de trabalho. "É um primeiro passo e já obtivemos um parecer favorável do reitor. Estou bastante satisfeito, mas não desisti da Unesp. Nosso trabalho continua e Suzano terá uma universidade pública estadual", garantiu o líder do Democratas.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp