Sancionado projeto voltado à saúde da mulher detenta


24/07/2012 09:21 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Amary conversa com detenta da cadeia de Votorantim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116396.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin sancionou o projeto de lei de autoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que cria o Programa de Saúde da Mulher Detenta. A Lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 20/7, mesma data em que entrou em vigor.

A ideia do projeto surgiu após uma série de visitas à cadeia feminina de Votorantim. "Durante minhas visitas à cadeia conversei com algumas detentas e perguntei quais eram as maiores dificuldades. A maioria delas me falou de problemas de saúde. Com base nessas informações, eu pensei que pudéssemos ajudar a resgatar a cidadania dessas mulheres presas, criando uma lei que pudesse protegê-las dos problemas causados por falta de acompanhamento médico", explica a deputada.

O projeto tem como objetivo, entre outros, melhorar a assistência pré-natal e de partos, acesso a anticoncepcionais reversíveis, aumentar ações na detecção precoce e controle de câncer de colo de útero e da mama, estabelecer parcerias com outros setores para o controle das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e de outras doenças, principalmente nas ações dirigidas às gestantes, visando a prevenção da transmissão do vírus HIV e da sífilis congênita. "Além da pena que elas estão pagando, elas correm risco de sair da cadeia pior do que entraram, então pensei em fazer algo preventivo e tratamento curativo. Queremos dar condições dignas às detentas, assim, essas mulheres sairão prontas para recomeçar", finalizou Amary. (jr)

mlamary@al.sp.gov.br

alesp