Instituto do Legislativo Paulista prepara plano bienal de trabalho


25/07/2012 16:19 | Do ILP

Compartilhar:


Cursos, seminários, debates e pesquisas fazem do Instituto do Legislativo Paulista uma ponte entre o conhecimento produzido na sociedade e o processo legislativo estadual, enriquecendo o debate político. Simultaneamente, o ILP proporciona à população acesso ao conhecimento, possibilitando uma maior capacidade de reflexão e atuação política. As atividades desenvolvidas pelo ILP são gratuitas e, em sua ampla maioria, abertas à população.

Com a missão de produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), discute um plano estratégico para o segundo semestre de 2012 e para o ano de 2013.

Produto de um processo amplo e participativo de reflexão, consulta e estabelecimento de prioridades, o plano define os eixos estratégicos, objetivos, indicadores e projetos prioritários para o período. "A partir desse plano espera-se estabelecer um processo contínuo de acompanhamento e monitoramento das ações estabelecidas, permitindo a realização de avaliações periódicas de desempenho institucional", afirma Maurílio Maldonado, diretor-presidente do ILP.

Foram definidos três eixos estratégicos para orientar a atuação do instituto. São eles o Ensino, a Pesquisa e a Educação para a Cidadania. O eixo Ensino reúne as ações de capacitação e disseminação de conhecimento. No eixo Pesquisa, o objetivo é oferecer subsídios técnicos-científicos para orientar a ação do Poder Público no Estado de São Paulo. O eixo Educação para a Cidadania tem o objetivo de fornecer à população do Estado informações e instrumentos para o exercício consciente da cidadania. Atribuiu-se, ainda, caráter de eixo estratégico à Comunicação Institucional, cujo objetivo é divulgar as ações e programas do ILP.

Os objetivos do Instituto do Legislativo são ampliar o capital intelectual institucional, agregar e produzir conhecimento técnico acadêmico para subsidiar a atuação parlamentar e os legislativos no âmbito estadual, pensar a inserção estratégica e os desafios sociais do Estado a longo e médio prazos e proporcionar à sociedade um espaço acessível ao conhecimento, à cultura e ao pleno exercício da cidadania.

Temas de interesse da sociedade e aprimoramento das ações legislativas são identificados nos projetos prioritários elencados no plano de trabalho, que pretende otimizar o uso de indicadores como o Índice Paulista de Responsabilidade Social e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPRS e IPVS), que trazem uma imagem detalhada da situação dos 645 municípios paulistas, possibilitando um direcionamento de recursos e intervenções das gestões públicas.

Unindo saber acadêmico, pesquisa e a participação da sociedade civil, o Instituto do Legislativo comemora seus dez anos de existência com a proposta de envolver, cada vez mais, a sociedade paulista, seus representantes nos legislativos e os gestores públicos em um projeto estratégico para pensar o desenvolvimento no nosso estado.



Extensão em Economia inicia novo plano



Em agosto, inicia-se o Curso de Extensão Universitária de Economia no Serviço Público, organizado em parceria com a Escola de Administração, Economia e Ciências Sociais da USP. O curso de seis módulos será realizado as segundas e sextas-feiras, das 14h às 17h30. Os módulos 3 e 4 serão ministrados em período integral, das 9 às 12h30, retomando as atividades das 14 às 17h30. As inscrições estão abertas até 8 de agosto.



Os interessados, com curso superior completo, podem fazer sua inscrição na página do ILP no Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br).



Conheça o cronograma do curso:



Módulo 1 - 13/8, das 14h às 17h30

Economia do Setor Público: princípios e conceitos-chave; gastos públicos e tributação - prof. Antonio Roberto Bono Olenscki



Módulo 2 - 17/8, das 14h às 17h30

Noções Elementares de Macroeconomia - prof. Fernando de Souza Coelho



Módulo 3 - 20/8, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

Orçamentos Públicos: planejamento, programação e controle - prof. Valdemir Pires



Módulo 4 - 24/8, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

Contabilidade Pública: noções e aplicações - prof. Jaime Crozatti



Módulo 5 - 27/8, das 14h às 17h30

Tópicos Especiais de Financiamento do Setor Público - prof. Antonio Roberto Bono Olenscki



Módulo 6 - 31/8 de agosto, das 14h às 17h30

Palestra de Encerramento: O Papel Econômico do Estado no Brasil Contemporâneo - profa. Leda Maria Paulani (palestrante) e prof. Carlos Etulain (debatedor)

Acompanhe a programação do Instituto do Legislativo

alesp