Balanço 1º Semestre 2012 - Comissão de Fiscalização e Controle ouviu presidente da CTEEP

Audiência debate interrupções do fornecimento e demora no restabelecimento do serviço
31/07/2012 17:00 | Da Redação: Blanca Camargo Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Cesar Augusto Ramirez Rojas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116455.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116456.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari, Analice Fernandes, Dilmo dos Santos, Milton Leite e Heroilma Tavares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116457.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Fiscalização e Controle, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), eleita para o cargo em 3/4/12, deliberou no primeiro semestre de 2012 sobre 66 processos encaminhados pelos órgãos da administração indireta (autarquias, empresas e fundações), emitindo pareceres a cada um deles. A CFC pode, desde março de 2011, também requisitar dados das concessionárias de serviços públicos, o que não ocorreu no período.

A CFC realizou, em 29/5, uma audiência pública a que compareceu o presidente da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Cesar Augusto Ramirez Rojas, e Carlos Ribeiro, gerente de operações da empresa, para esclarecer as causas de interrupções no fornecimento de energia elétrica e demora no restabelecimento do serviço, e dos encaminhamentos adotados para solucionar os problemas. Rojas e Ribeiro também foram questionados pelos deputados sobre atendimento insatisfatório aos consumidores na área de concessão de serviço público de energia elétrica.

Segundo eles, quando o serviço se interrompe, há um esquema de remanejamento da transmissão e recomposição dos serviços na maior velocidade possível. Ribeiro informou que as seis últimas grandes interrupções, nos últimos dois anos, tiveram o retorno do serviço em, no máximo, 34 minutos.

Eles esclareceram ainda que apenas 3% do corte de carga de energia é de responsabilidade da CTEEP na sua área de atuação, o resto é por conta da distribuição.

São membros efetivos da comissão os deputados Carlão Pignatari e Roberto Massafera, ambos do PSDB, Dilmo dos Santos (PV), Edson Ferrarini (PTB), Isac Reis e Luiz Moura, os dois do PT, Jorge Caruso (PMDB), Milton Leite Filho (DEM), Roberto Morais (PPS) e Rodrigo Moraes (PSC). É importante ressaltar que da votação dos 66 pareceres examinados pela comissão de janeiro a junho de 2012, participou o deputado Geraldo Vinholi (PSDB), que A presidiu até 4/4. Em junho deste ano, Vinholi foi substituído na comissão como membro efetivo pelo deputado Roberto Massafera, em decorrência da volta à Casa do deputado Paulo Alexandre Barbosa (ambos do PSDB), que estava ocupando o cargo de secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.

alesp