Assembleia Legislativa prestará homenagem hoje aos nordestinos


01/08/2012 15:20 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tendo em vista que no dia 2 de agosto é comemorado do Dia do Nordestino, será realizado nesta quarta-feira, 1º/8, às 19h, na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), ato solene para prestar homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga Nascimento, conhecido como Rei do Baião, e entrega de diplomas de honra ao mérito a personalidades nordestinas. A cerimônia acontecerá no auditório Franco Montoro.

A solenidade faz parte das comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga, que, pela sua inestimável contribuição na difusão da música, da tradição, dos costumes e da cultura nordestina, perpetuou o seu nome. Assim, para ressaltar ainda mais a rica cultura dos nordestinos e reforçar os laços de união e amor entre todos os brasileiros, Fernando Capez realizará essa homenagem.

Durante o evento, 18 pessoas que contribuíram para a edificação da tradição, dos costumes e da cultura nordestina serão homenageadas os deputados federais Tiririca e Walter Feldman, o ex-jogador de futebol Vampeta, entre outras.



O Rei do Baião



Luiz Gonzaga nasceu em 1912, na cidade de Exu, Pernambuco. Cresceu ouvindo o pai tocar forró nas vilas da região e, com 8 anos de idade, já fazia apresentações em festas, cantando e tocando sanfona. Em 1939, após se desligar do Exército Brasileiro, onde serviu por 10 anos, começou a sua carreira profissional. Adotou o estilo nordestino de se vestir, como o conhecido chapéu de couro. Foi também uma figura importante na divulgação da imagem do Nordeste para o resto do país. Por ter contribuído para a edificação da tradição, dos costumes e da cultura nordestina, houve por bem perpetuar o seu nome.

alesp