Museu de Arte - Nair Massarioli: temas rurais e florais transmitem precisos valores ambientais


08/08/2012 10:42 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

"A Boiada"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nair Massarioli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O pesquisar de paisagens, de cenas rurais e de conjuntos florais permite a Nair Massarioli individuar metas que nada tem de comum com as vanguardas e com os modismos fugazes. Trata-se de uma pintora que opera com enérgico vigor interpretativo e cromático mas que, ao mesmo tempo, se aproxima da arte com humildade sustentada de um lado pelo entusiasmo criativo e por outro de um ardor poético.

Em verdade sua pintura assumiu nos últimos anos um tom definitivo, um seu caráter preciso, uma sua consciência formal e expressiva. A artista age no âmbito de pesquisas que, mesmo operando pela valorização da cor em sentido emotivo e sentimental, procuram transcender os valores convencionais para se orientarem em buscas mais profundas.

Existe na base da inclinação artística de Nair Massarioli uma certa e feliz disposição romântica que a leva a privilegiar o conteúdo dos sentimentos, pois sua representação pictórica está carregada de ressonâncias sentimentais que dão ás cores e a singulares elementos figurativos um respiro que responde às exigências interiores da artista.

Juntamente a precisos meios técnicos, a artista possui também uma carga narrativa que possibilita a interpretação de temas rurais e de chamamento à natureza.

"A Boiada", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmite um conjunto de sensações onde a riqueza emocional do ser humano e a capacidade realizadora da artista sabe infundir valores ambientais que comunicam diretamente com o observador.



A Artista



Nair Massarioli nasceu em São Luiz do Paraitinga, SP, em 1957. Autodidata, desde cedo iniciou-se na pintura. Também, desde cedo, se dedicou à enfermagem, tendo exercido a profissão até 1993, quando então passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas.

Além de realizar exposições contínuas em seu próprio ateliê no Butantã, desde o ano 2000, vem participando de mostras individuais no Palácio da Justiça de São Paulo e no Hospital das Clínicas (2003), no Clube Alto dos Pinheiros, Galeria Panamericana, INCOR-Instituto do Coração e Hospital das Clínicas de São Paulo (2004 à 2006).

Participou ainda da exposição itinerante "A Arte Perto de Você", no Espaço Cultural do Shopping Raposo, SP (2000), e da Feira das Artes, da Praça da República (2002 a 2006).

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Artes do Parlamento de São Paulo.

alesp