Comissão de Educação e Cultura presta homenagem à memória de Ary Fossen

Deputados também aprovaram realização debate sobre implantação do Proimes
08/08/2012 17:54 | Da Redação: Monica Ferrero Foto: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Simão Pedro e Maria Alice Fossen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Familiares de Ary Fossen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem à memória de Ary Fossen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na abertura da reunião da Comissão de Educação e Cultura realizada no dia 8/8, seu presidente, Simão Pedro (PT), informou que ela seria dedicada à memória do deputado Ary Fossen, falecido no último dia 18/7. "É uma homenagem singela a um deputado querido de todos, que, mesmo enfermo, fazia questão de comparecer a esta comissão, da qual era vice-presidente", disse. Estavam presentes a viúva Maria Alice Fossen, os filhos Joseli, Mauricio e Marcelo, a nora Aidê, amigos e funcionários do gabinete.

Os deputados Mauro Bragato, Cauê Macris, Roberto Engler (PSDB), Olimpio Gomes (PDT), Beto Trícoli (PV) e Leci Brandão (PCdoB) falaram da atuação de Ary Fossen, destacando sua atitude sempre sensata, atenciosa e respeitosa, e seu grande trabalho realizado não só na Assembleia, mas também em Jundiaí e região.

Para Pedro Tobias (PSDB), Fossen pensava em política com "p" maiúsculo, enquanto João Antonio (PT) destacou sua capacidade de ouvir, independente das opiniões contrárias. "Ele possuía as quatro virtudes fundamentais para bem exercer cargos públicos: honestidade, capacidade, idealismo e coragem", disse Welson Gasparini (PSDB).

Maria Alice Fossen agradeceu a homenagem e destacou a dedicação integral de Ary Fossen à vida pública, desde o início de sua atuação como delegado do Sesi, há 40 anos. Também revelou a luta que Ary Fossen pretendia empreender: aulas de português de reforço, por pelo menos anos, nas faculdades de todas as áreas. Ele preocupava-se com o baixo rendimento dos atuais universitários em leitura, escrita e compreensão de texto.



Audiências públicas aprovadas



A Comissão de Educação e Cultura ainda aprovou a realização de duas audiências públicas, ambas solicitadas por Simão Pedro. No próximo dia 15/8, assim, a comissão realizará um debate sobre a instituição no Estado de São Paulo do Programa de Apoio à Educação Superior nas Instituições Municipais de Ensino Superior (Proimes). Segundo Pedro, essas instituições de ensino não recebem incentivos do governo federal por meio do Prouni e do Fies, por exemplo, e isso precisa ser mudado.

Também foi aprovada a realização de audiência conjunta da Comissão de Educação e Cultura com as comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e de Saúde para promover debate sobre o tema Saúde da Mulher " Desafios à Maternidade em São Paulo.

alesp