Frente parlamentar recebe secretário do Turismo e ouve entidades do setor

Durante o evento também foi lançada edição de revista sobre turismo rural
13/08/2012 19:46 | Da redação Walkyria de Pietro Foto Roberto Navarro

Compartilhar:

Bruno Mori, Andréia Roque, Claudio Valverde, Célia Leão, Mário Santiago e Cleiton Gentili<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ClaudioValverde e Celia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Andreia Roque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Turismo, coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), recebeu nesta segunda-feira, 13/8, o secretário de Turismo do Estado em exercício, Cláudio Valverde, e representantes de entidades e organizações do setor. Compuseram a mesa junto com a deputada e o secretário, o presidente da Federação Convention & Visitors Bureaus do Estado de São Paulo, Márcio Santiago; o presidente da Associação Brasileira de Hotéis do Estado, Bruno Omori; a presidente da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (Abratur), Andreia Roque Arantes; e a coordenadora da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo Elizabeth Correia.

Célia Leão, abrindo o evento, deixou claro que a frente parlamentar pretende chamar a sociedade civil a unir-se aos Poderes constituídos com objetivo de elaborar uma legislação mais adequada ao setor. Discorreu sobre a importância da parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo, de forma a que haja uma fina sintonia que facilite o trâmite dos projetos necessários ao turismo. "Queremos que os projetos tenham a participação direta da sociedade para que não se criem leis inócuas. Queremos resolver os problemas afetos ao tema", explicou.



Descentralização do turismo



O secretário do Turismo, por sua vez, ratificou as palavras da parlamentar sobre a necessidade de parceria entre o Poder Executivo e a Assembleia para que se crie uma legislação eficiente, que atenda aos anseios do setor.

A seguir, parabenizou os criadores da revista Casa da Agricultura por sua edição especialmente voltada ao panorama do turismo rural, entre eles Andréia Roque Arantes e Ypojucan Caramuru Pinto. Citou projetos que tramitam na Casa, que se espera sejam uma revolução no turismo paulista, por iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com o governo do Estado e as secretarias do Turismo e da Agricultura.

Valverde destacou a importância de novas ações voltadas ao turismo no interior do Estado, já que a maioria das ações concentra-se na capital. "Existem muitas cidades com plenas condições de receber grandes eventos", afirmou. Segundo o secretário, a descentralização do turismo deve gerar emprego e renda no interior.

Reportou-se ainda à próxima Copa do Mundo e às Olimpíadas de 2016, que trarão ao Brasil entre 500 mil a 600 mil turistas.



Turismo e consumo



O secretário do turismo afirmou ainda que, atualmente, 40 milhões de brasileiros no primeiro momento adquiriram bens da linha branca; depois, financiaram automóveis; e, a seguir, começaram a planejar a aquisição da casa própria. Segundo ele, superadas essas três fases, é imenso o contingente de brasileiros ávidos por viagens.

São membros da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo os deputados Adilson Rossi (PSB); Cauê Macris (PSDB); Celino Cardoso (PSDB); Celso Giglio (PSDB); Edmir Chedid (DEM); Edson Ferrarini (PTB); Gilson de Souza (DEM); Geraldo Cruz (PT); Mauro Bragato (PSDB); João Caramez (PSDB); Maria Lúcia Amary (PSDB); Pedro Bigardi (PC do B); Pedro Tobias (PSDB); Roberto Massafera (PSDB); Roberto Morais (PPS); Rita Passos (PSD); Sebastião Santos (PRB); Vanessa Damo (PMDB) e Vitor Sapienza (PPS).

alesp