Museu de Arte - Mirian de Los Angeles


15/08/2012 10:45 | Emanuel von Lauenstein Massarani

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Obras que resultam da reverberação de uma alma sem amarras



Na sua extrema simplificação dialética, a pintura de Mirian de Los Angeles é percorrida de instantes sensíveis e de luzes sutis, contrastando com cores explosivas e muitas vezes se prestando a interpretações emblemáticas e oníricas. Passando da imagem, simplesmente, "percebida" à imagem "sentida" demonstra possuir uma clara abertura mental.

Suas obras se inserem na linha do abstracionismo internacional, ainda vivo nos artistas que desejam permanecer no campo da pintura e não naquele ambíguo da tecnologia. Envolvida num mundo de imagens espaciais, a sua pesquisa vem se desenvolvendo, paralelamente, dentro do espaço interior e, em termos "perceptíveis", com o espaço fenomenológico de sua visão.

Trata-se de uma espécie de dicotomia metafísica, da qual uma parte se fixa a penetrar na essência das coisas, transfigurando ou anulando o "dado natural". Outra, menos destruída pelo desejo se limita, tão somente a observar as coisas e colocá-las em relação direta com a razão.

Mirian de Los Angeles parece ter captado instintivamente os dois chamamentos metafísicos no fundo de sua consciência autocrítica, tanto que de uma parte motiva as razões de ordem, de clareza e de evidência cartesiana; e de outra, não deixa de lado as suas "intervenções" irracionais, que a conduzem mais confortavelmente a dilatar o seu discurso em direções polivalentes.

Conseguindo uma maior depuração dos elementos da composição, sua obra ganha em vibração e profundidade, tornando-se decisivamente abstrata, independente, qual a reverberação de uma alma sem amarras.

Em "Manchas e Cores I", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintora demonstra sua bem articulada capacidade criativa e nos transmite uma transparente mensagem de liberdade, de viver e de pensar.



A Artista



Mirian de los Angeles, pseudônimo artístico de Mirian de los Angeles Alfonso-Franco nasceu em São Paulo no ano de 1960. Trabalhou durante 20 anos em comunicação na área de marketing de empresas nacionais e internacionais de grande porte. Viveu em Madri, Espanha, durante 3 anos. A partir de julho de 2001, dedicou-se exclusivamente à pintura.

Estudou Desenho Industrial na Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo (1978 - 1981), concluiu o curso de extensão universitária em administração de marketing, na Fundação Getúlio Vargas, SP (1987) e realizou um estágio no departamento de propaganda da empresa Sulzer, em Winterthur na Suíça (1988). Em Madrid, no ano de 1991, concluiu o curso de Master en Dirección de Marketing e o curso de desenho de moda no Centro Madrileño de Estilo y Moda (1993). Desde janeiro de 2002 vem sendo orientada pelo professor e artista plástico Osmar Pinheiro.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas e possui obras em coleções particulares e oficiais, entre elas no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

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