Obras do Museu Republicano de Itu na Assembleia


22/08/2012 16:51 | Da assessoria da deputada Rita Passos

Compartilhar:

 Obra do Museu Republicano da USP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quem visitar a Assembleia Legislativa de São Paulo poderá prestigiar a exposição "O Nascimento da República através dos azulejos". A mostra, trazida pela deputada Rita Passos (PSD), reúne paineis que reproduzem obras do Museu Republicano da USP, localizado na cidade de Itu.

Coordenada pelo documentarista e pesquisador José Antonio Barros Freire, a exposição apresenta através de imagens os azulejos revestidos nas paredes do Museu Republicano da USP, que recordam cenas e personagens da História que fizeram parte da memória nacional, pois se referem ao movimento bandeirista, à participação de ituanos e paulistas no processo de Independência e na construção da República.

"Os painéis revelam a nossa história desde a fundação da cidade de Itu (1610) até a assinatura da Ata da reunião do Partido Republicano, que ocorreu na cidade no dia 18 de abril de 1873", afirma Rita Passos. A exposição que tem curadoria de Jonas Soares e fotografias de Hélio Nobre, Jose Rosael, Irit Tommazini e Deborah Dubner está aberta ao público até o dia 31 de agosto.



rpassos@al.sp.gov.br

alesp