Centro de Zoonoses para Santa Isabel


22/08/2012 17:06 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

O encontro teve o intuito de solicitar a construção de centro de zoonozes para o município de Santa Isabel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117236.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim (PPS), acompanhado pelo secretário de Saúde de Santa Isabel, Salomão Marques dos Santos, pela diretora de Assistência em Saúde, Fernanda Zica, e pela diretora de finanças da Secretaria, Lúcia Camargo Cavalcanti, foi recebido pelo coordenador de regiões de Saúde, Affonso Viviani, com o intuito de solicitar a construção de centro de zoonozes para o município, visando a prevenção e o controle de doenças no município.

"O controle de animais é de suma importância, pois previne a transmissão de zoonoses e uma série de outros riscos à saúde pública e à saúde animal, preservando o bem-estar das espécies envolvidas. Além disso, a implantação do centro é a forma de criar política programática para o registro, captura e apreensão de animais que representem riscos à saúde humana, e deve atuar na prevenção de agravos causados pelos animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, lacraias, abelhas, caramujos, o último com grande infestação no município de Barretos. Outra atuação será o controle de animais incômodos, como baratas, moscas, pombos e morcegos", detalhou. Segundo ele, entre as zoonoses - doenças naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos - destacam-se a raiva, leptospirose, brucelose, toxoplasmose e outras.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp