Festa do 95 anos de imigração dos Okinawanos ao Brasil


23/08/2012 16:51 | Da assessoria do deputado Hélio Nishimoto

Compartilhar:

Hélio Nishimoto (2º à dir.) participa da cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil realizou ato comemorativo aos 95 anos da Imigração dos Okinawanos da Região de Aza Oroku e Aza Tabaru ao Brasil, no domingo, 19/8. O evento deu-se no Espaço de Eventos Hakka, em São Paulo. Hélio Nishimoto (PSDB) participou da festa.

A cidade de Naha, capital de Okinawa, é formada porquatro grandes regiões, com as seguintes denominações: Naha, Mawashi, Shuri e Oroku, esta dividida em 12 Azas (bairros): Aza Kagamizu, Aza Ashimine, Aza Omine, Aza Toma, Aza Kanagusuku, Aza Miyagi, Aza Takara, Aza Akamine, Aza Uebaru, Aza Gushi, Aza Tabaru e Aza Oroku.

A Associação Aza Oroku-Tabaru do Brasil, fundada em 1964, congrega todos os okinawanos naturais de Aza Oroku e Aza Tabaru. "A comemoração mantém acesas as tradições e serve para a transmissão dos costumes às novas gerações", destacou o deputado Nishimoto.

"Os associados não mediram esforços para a concretização da cerimônia, contribuindo e trabalhando na organização dessa grande festa", ressaltou Terio Uehara, presidente da Comissão Organizadora do evento. "Registramos nossa gratidão a todos os membros da Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil pela colaboração, empenho e dedicação".



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp