Exército Brasileiro é homenageado na Assembleia Legislativa


27/08/2012 16:56 | Da Redação - Foto Roberto Navarro

Compartilhar:

José Geraldo Ferreira, Ademar da Costa Machado, Barros Munhoz, Ivan Sartori e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório do Plenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  escoteiros presentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> alunos do programa Guri Santa Marcelina.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez(dir) homenagiados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olimpio Gomes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, abriu, na manhã de 27/8, a sessão solene em homenagem ao Exército Brasileiro e seu patrono, marechal Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias. O ato foi solicitado pelo deputado Fernando Capez (PSDB).

Munhoz, que recebeu na ocasião honras militares da Banda da Polícia Militar do Estado, lembrou que "uma das tarefas do parlamentar é representar a sociedade" e cumprimentou Capez pela iniciativa de homenagear o Exército. O presidente afirmou que os soldados muitas vezes defendem, com a vida, a tranquilidade da população e os mais caros valores da nação. Ressaltou que seu patrono, o duque de Caxias, "é um exemplo de retidão, bravura, honra e fidelidade à pátria brasileira".

"Gigante pela Natureza" resgatou Capez da letra do hino brasileiro, dizendo que retrata a grandeza de nossa nação. Esta tem sua segurança garantida pelo Exército que, destacou o parlamentar "sempre soube manter e salvaguardar a integralidade de todo o território nacional, em várias oportunidades e escaramuças, nas quais a nação se viu ameaçada".

Para o deputado Olimpio Gomes (PDT) a história do Exército se confunde com a de um Brasil vitorioso. "O juramento feito pelo militar, de morrer pela pátria, se necessário, não é uma mera formalidade, mas é o cumprimento ao chamado do dever", conforme constatou ao longo de sua carreira militar, quando viu tombar diversos companheiros.

Durante a cerimônia houve a entrega de diplomas de honra ao mérito ao general de brigada Carmo Antonio Russo, ao general de divisão Floriano Peixoto Vieira Neto e ao general de divisão João Camilo Pires de Campos, além de uma placa, homenageando o comandante militar do Sudeste, Adhemar da Costa Machado Filho.

Também estiveram presentes escoteiros. Além de números musicais executados pela Banda do Comando Militar do Sudeste, houve também uma apresentação musical dos alunos do programa Guri Santa Marcelina.

alesp