Deputados prestigiam abertura da 31ª Exploflora, em Holambra

Maior feira de flores e plantas da América Latina prossegue até 23/9, de quinta-feira a domingo
29/08/2012 20:37 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

 Abertura da 31ª Exploflora<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz (dir) fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin, Cauê Macris, Saulo de Castro Abreu e Célia Leão   <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageados no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e personalidades recebem homenagens <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Piet Schoenmaker, Barros Munhoz e Margareti Groot<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 31ª Exploflora, em Holambra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exploflora, maior feira de flores e plantas da América Latina <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, e os deputados do PSDB Célia Leão e Cauê Macris participaram nesta quarta-feira, 29/8, da abertura da 31ª Exploflora, no município de Holambra.

Relator da Constituinte paulista de 1989, Munhoz lembrou que foi necessária a criação de um dispositivo constitucional para que Holambra se tornasse município, já que não era distrito de uma única cidade. O povoado estava situado na área territorial de quatro municípios: Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antonio da Posse. "Foi necessária uma declaração constitucional para que esse pedaço da Holanda no Brasil pudesse ser elevado à cidade", explicou o parlamentar.

De lá para cá, segundo o presidente da Assembleia, a cidade se fortaleceu e cresceu, a ponto de tornar-se grande exportadora de flores, respondendo, atualmente, por cerca de 35% do setor no Brasil.



Estância turística



A abertura da maior feira de flores e plantas da América Latina também foi prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin, que lembrou a condição de estância turística do município obtida graças ao cultivo das flores. "A cidade recebe recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo, o que gera emprego e renda. O mais recente benefício foi na área de saneamento", lembrou o governador.

O cônsul-geral dos Países Baixos (Holanda em neerlandês é Nederland, literalmente "país baixo") em São Paulo, Jan Gijs Schhouten, informou que o tema desta 31ª Expoflora é o amor, tanto na exposição de arranjos florais como nos ambientes da mostra de paisagismo e jardinagem. Segundo ele, o principal objetivo da exposição é a divulgação da cultura holandesa nas suas mais variadas formas, o que inclui apresentação de músicas e danças folclóricas, degustação de comidas típicas e exposição de artesanato.

Entre outras autoridades estiveram presentes os prefeitos Margareti Groot (Holambra), Hamilton Bernardes Junior (Pedreira), Martinho Antonio Mariano (Águas de Lindoia), Orlando Caleffi Junior (Conchal) e José Pavan Junior (Paulínia). A feira prossegue até 23/9, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h.

alesp