Condephaat tomba centro histórico de Piracaia


31/08/2012 11:01 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Centro Histórico de Piracaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo de São Paulo deu um passo importante para a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da nossa região. O centro histórico de Piracaia foi tombado, nesta semana, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A decisão permitirá a proteção das praças Santo Antônio e Júlio de Mesquita, a igreja Santo Antônio, o antigo teatro e cinema Sant"Áurea, o prédio do Centro Cultural Walter Puccinelli e outros seis imóveis naquela região. O Condephaat também tombou a igreja do Rosário, o antigo Fórum e cadeia, a antiga estação de Piracaia da Estrada de Ferro Bragantina e outras três residências.

A decisão foi bastante comemorada pela prefeitura e pelo deputado Beto Trícoli (PV), que participou de vários encontros com a presidência do conselho. Um dos pilares do trabalho legislativo do deputado Beto é a preservação do patrimônio histórico e o resgate da identidade cultural da região.

Para o deputado, o tombamento permitirá ações concretas em defesa do patrimônio, já que os governos do Estado e Federal podem, com a medida, destinar recursos para obras de restauro e recuperação do patrimônio, principalmente na igreja Santo Antônio, que, graças à comunidade, está recebendo reforma, mas ainda necessita restauração. "Com o tombamento, o Estado pode liberar recursos para a projeto de recuperação e execução dos serviços. Um passo importantíssimo foi dado", disse.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp