Guarulhos precisa de mais uma unidade do Corpo de Bombeiros

Audiência Pública Orçamento 2013 - Guarulhos
31/08/2012 15:04 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 Creusa Farias e Luiz Cláudio Marcolino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Geraldo Celestino  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heber Rocha <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hebert Seabra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Creusa Farias e Luiz Cláudio Marcolino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Cláudio Marcolino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 2ª cidade mais populosa do Estado tem um único posto da corporação



O vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), Luiz Cláudio Marcolino (PT), conduziu nesta sexta-feira, 31/8, na Câmara de Guarulhos, a última audiência pública da série que debateu o Orçamento estadual 2013. Marcolino destacou que nesta semana, a comissão se reuniu com o secretário de Planejamento, Júlio Semeghini, para que sejam viabilizadas as emendas regionais à peça orçamentária.

Cleusa Farias, vereadora de Guarulhos, disse que a cidade tem como demandas importantes mais pontes de anexo à via Dutra e a implantação do bilhete único metropolitano. Seu colega de câmara, João Celestino, informou que se faz necessária uma ponte entre a via Schmidt e o bairro Cecap e recuperação das marginais do Baquivuru.

Outras reivindicações foram trazidas por Heber Rocha, assessor do deputado Alencar Santana (PT). Ele reclamou que há anos a cidade pleiteia melhorias sem receber atenção do governo do Estado. Segundo ele, foram vetados vários pontos pelo governador no projeto orçamentário para 2012, como a extensão do metrô ao município e a unidade de bombeiros para o bairro Pimentas. Reforçou os dois pedidos.

Hebert Seabra, da Associação dos Nordestinos, pediu unidade de bombeiros para os bairros Bom Sucesso e Pimentas, distrito policial para Bom Sucesso e polo cultural para o segmento dos nordestinos.

Marcolino encerrou a reunião, destacando que sugestões ainda podem ser feitas pelo portal da Alesp www.al.sp.gov.br

O projeto orçamentário para 2013 deve ser enviado pelo governador à Assembleia Legislativa até o próximo dia 30/9, quando passa a ficar em pauta para conhecimento e recebimento de emendas. Depois é avaliado pelo relator da CFOP. É nesse período que as emendas apresentadas nas audiências feitas em todo o Estado pela comissão podem ser incorporadas ao projeto do Orçamento estadual.



Muito populosa



Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do Estado e a 13ª do Brasil, sendo a mais populosa do país, se desconsiderarmos as capitais. Guarulhos foi considerada a 9ª cidade mais rica do Brasil, em 2007, com PIB de R$ 27,4 bilhões.

O nome da cidade deriva de índios que habitavam a região, guaru, da tribo dos guaianases. Guaru significa índio ou peixe barrigudo.

Guarulhos foi fundada em 1560, pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada a cinco outros povoamentos que tinham como principal objetivo defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios. Guarulhos era um ponto estratégico: fazia divisa com a futura capital paulista e tinha como limites os rios Tietê, ao sul, e Cabuçu, a leste. Na mesma época de sua fundação, nascia com o mesmo propósito,a vila de São Miguel, hoje São Miguel Paulista

Em 1597, Afonso Sardinha começou com a atividade de mineração de ouro na região hoje conhecida por bairro das Lavras. O ciclo do ouro em Guarulhos durou mais de 200 anos. Depois vieram os ciclos do tijolo, quando surgiram centenas de olarias na cidade, por intermédio de imigrantes italianos. O surgimento das indústrias em Guarulhos começou a partir de 1915 com a implantação do ramal ferroviário da Tramway da Cantareira.

Em 1880, Guarulhos se emancipou de São Paulo. O início do século 20 foi marcado pela chegada da ferrovia e da energia elétrica. Na década de 40 chegaram ao município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, além das de borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.

Em 1945, a Base Aérea de São Paulo foi transferida do Campo de Marte, em São Paulo, para o bairro de Cumbica, em Guarulhos. Em 1985 foi inaugurado o aeroporto internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro.

alesp