Capacitação de árbitro de futebol é tema de curso promovido pela Comissão de Assuntos Desportivos

Com a proximidade da Copa 2014, formação deve ser cada vez mais rigorosa
17/09/2012 20:06 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Luiz Carlos Martins, Jooji Hato, Marcos Cabral Marinho de Moura e Gustavo Korte <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter da Silva, Luiz Carlos Martins, Jooji Hato, Marcos Cabral Marinho de Moura e Gustavo Korte <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes do Curso de Capacitação de Árbitro de Futebol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117918.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de qualificar esportistas para a arbitragem de futebol, a Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa e a Federação Paulista de Futebol organizaram o Curso de Capacitação de Árbitro de Futebol, que começou nesta segunda-feira, 17/9, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa.

Na abertura do evento, o deputado Jooji Hato (PMDB), vice-presidente da Assembleia e membro efetivo da Comissão de Assuntos Desportivos, lembrou a importância do esporte para a qualidade de vida e o lugar preponderante do árbitro para o bom andamento das competições.

Representando o secretário de Esportes do Estado de São Paulo, José Benedito Fernandes, Luis Carlos Martins, chefe de gabinete, enfatizou a necessidade de que árbitros sejam capacitados de forma cada vez mais rigorosa, tendo em vista a Copa do Mundo a ser realizada no Brasil em 2014. O coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Departamento de Árbitro da Federação Paulista de Futebol, discorreu sobre a organização do órgão, suas funções e atividades.

Além da Comissão de Arbitragem, o departamento conta com a Ouvidoria e a Corregedoria da Arbitragem. A ouvidoria recebe as reclamações dos dirigentes em todos os níveis do futebol e a corregedoria fiscaliza as denúncias aos árbitros. O trabalho, de acordo com Marcos Marinho, acontece em harmonia entre as três instâncias, mas de forma independente.

O coronel destacou a ênfase que a Comissão de Arbitragem dá à formação do árbitro que é submetido sistematicamente ao aprimoramento. "A função da arbitragem é dar legitimidade a uma partida de futebol, daí a importância de se capacitar devidamente o árbitro", declarou Marcos Marinho, reafirmando o objetivo da federação de buscar a excelência da atividade por meio da busca da uniformização em caráter mundial.

O curso prossegue nos dias 18 e 19 de setembro, das 8 às 18h. Serão abordadas as regras do futebol por ex-árbitros e instrutores de árbitros, e o perfil do árbitro, pelo psicólogo dos árbitros da Federação Paulista de Futebol, Gustavo Korte. Ao final, serão entregues certificados de participação.

alesp