Pacientes auditivos voltam a ter atendimento em Prudente


01/10/2012 11:11 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Ed Thomas visita instalações do AME em Prudente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A insuficiente distribuição de aparelhos de amplificação sonora individual (Aasi) pela rede estadual de saúde para pacientes portadores de deficiência auditiva, comprovada por pais e familiares de pessoas que não conseguiam este benefício em Presidente Prudente, desde 2007, levou Ed Thomas (PSB) a buscar, junto ao governo do Estado, uma solução urgente. A medida deveria inclusive contemplar portaria de Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva que "garante a ampla cobertura no atendimento a paciente com esta deficiência no Brasil e acesso integral aos meios para suprir suas necessidades".

O problema se agravou depois que o Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Ceravolo pediu o descredenciamento do serviço, em prejuízo das pessoas que passaram a ser atendidas pela Fundação Municipal de Ensino Superior, em Marília. Em agosto de 2011, a rede de saúde estadual informou ao deputado que a região recebeu, de 2008 a junho de 2011, apenas 505 aparelhos, quando na realidade teria direito a 2.100.

Depois do empenho de Ed Thomas junto à Secretaria de Estado da Saúde, os pacientes com perda auditiva da região de Prudente voltaram a ser atendidos, no começo de setembro, pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), por decisão do Tribunal de Justiça do Estado, em ação movida pela Defensoria Pública do Estado, em 2008.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp