Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Ermínio Souza


01/10/2012 11:43 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Preciso de Luz!<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118287.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ermínio Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118288.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A vida é construção da fantasia. Cada um de nos se defronta nas coisas e nas pessoas e inventa, com o que conhece de suas experiências, a sua fábula pessoal, na qual age como ator principal.

Através de suas obras, Ermínio Souza redefine o espaço visual como centro de seus objetivos artísticos, onde o exterior e interior convivem como no ser humano, corpo e intensidade.

Do teatro da vida nasce o palco da arte para este artista que edifica suas criações sobre um nível duplo. A esfera do visível, do cotidiano, do tangível, estimula com o tato, a memória e a percepção de quem atravessa o limiar.

Além do aspecto físico, Ermínio Souza abre uma janela, convidando o espectador a entrar numa outra dimensão, tanto galáctica como metafísica, evocada por um esquema com figuras geométricas em movimento.

A repetição de imagens geométricas torna-se um verdadeiro percurso de meditação que procede através de graduações cromáticas, criando efeitos hipnóticos e místicos.

A fé para o artista deve ser "executar cada passo de modo apropriado" e em direção de algo sublime. Triângulos, círculos e linhas se entrelaçam reiteradamente e transmitem ao observador a impressão de uma imagem virtual.

Através da obra Preciso de Luz!, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Ermínio Souza move-se dentro de uma espécie de cubismo, não se direcionando para uma estática monumentalidade de grandes volumes, mas para colher, através de um certo rigor estilístico e do equilíbrio das imagens, um sentimento de emoção de vida.



O artista

Ermínio Souza, pseudônimo artístico de Ermínio Francisco de Souza, nasceu em 1942, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, filho de pai alagoano e mãe sergipana. Após sair do colégio interno aos 16 anos e praticar a profissão de barbeiro, trabalhou como contínuo no Banco do Estado da Guanabara, onde prestou concurso interno, chegando a ocupar a função de operador de câmbio. Transferindo-se para Natal, já aposentado, passou a se dedicar inteiramente à pintura.

Participou de exposições coletivas no Novo Leblon, RJ, Shopping Millenium, RJ, Praia Shopping, Natal, RN, Salão da Marinha, Natal, RN, Salão de Artes Plásticas de Natal, RN, Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, RN, Salão XIII Unifor Plástica, Fortaleza, CE, Salão da Semana da Marinha, Natal, RN, e Galeria Spazio Surreale, SP.

Realizou exposições individuais na Capitania das Artes, Natal, RN (2003); Pinacoteca do Rio Grande do Norte, RN (2004); Galeria Rubens Valentin, Brasília, DF (2005); Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, RN (2005); Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB, PB (2005); Titulo de Destaque Artístico e Cultural, Academia Brasileira de 2006; Artes, Cultura e História Casa da Fazenda, São Paulo; Praia Shopping, Natal, RN (2007); Panorama Galeria de Arte, Salvador, Bahia (2007); Galeria Mali Villas-Bôas (2008).

Recebeu diversos prêmios, medalhas de bronze, prata e ouro e suas obras encontram-se em inúmeras coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp