Ato debate propostas de meia passagem e meia entrada aos estudantes de curso pré-vestibular


02/10/2012 09:12 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Giannazi (2º à esq), ao lado de Cibele, Elias e Bianca <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de debater os projetos de lei de Carlos Giannazi (PSOL) que prevêem a meia entrada e a meia passagem aos alunos de cursinhos foi realizada em 19/9, na Assembleia Legislativa, uma reunião aberta à população.

O parlamentar abriu os trabalhos e a mesa foi composta por Cibele Lima e Bianca Boggiani Cruz, coordenadoras da Rede Emancipa de cursinhos populares (cujo coletivo foi o proponente dos projetos de lei), pelo professor Toninho e por Elias Chagas da Silva, assessor de projetos da ONG Ação Educativa.

O PL 559/2012 estende aos estudantes devidamente matriculados nos cursinhos pré-universitários o direito ao pagamento de meia passagem nos veículos de transporte público coletivo. Já o PL 558/2012 permite a estes o direito à meia entrada nas casas de espetáculos, shows e nos cinemas no Estado de São Paulo. Um abaixo-assinado em apoio aos projetos circula na internet já com cerca de 2 mil assinaturas.

Giannazi argumentou que luta pela aprovação dos projetos porque não há motivo para "deixar de fora" dos direitos estudantis vigentes os alunos de cursinhos, que também têm de arcar com seu transporte e sua inserção no circuito cultural. "É uma lógica que esses estudantes possam ser também contemplados com esses direitos básicos, sem os quais acabam ou desistindo de frequentar as aulas dos cursinhos ou alijados dos bens culturais importantes para uma melhor formação sociocultural", salientou.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp