Pesquisa da revista Carta Capital aponta empresários e empresas mais admirados do país

Eike Batista, Petrobras e Apple foram apontados como líderes em suas categorias
02/10/2012 20:14 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Marco Cardelino e Cerimonial Assembleia

Compartilhar:

Barros Munhoz (3º da esq. para dir.) participa da cerimônia da 15ª edição da premiação 'As Empresas Mais Admiradas no Brasil'.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O evento foi promovido pela Carta Capital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eike Batista e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Dilma Rousseff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mino Carta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite de segunda-feira, 1º/10, o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, participou com a presidente da República, Dilma Rousseff, o governador Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e outros convidados, da cerimônia da 15ª edição da premiação As Empresas Mais Admiradas no Brasil. Promovido pela revista Carta Capital, o evento apresentou os ganhadores de pesquisa realizada, em todo o território nacional, pelo instituto Officina Sophia Conhecimento Aplicado.

Em seu pronunciamento, Dilma Rousseff declarou: "As empresas que estão aqui são importantes para nós, brasileiros, porque produzem, investem e acreditam no Brasil". Já Alckmin destacou que "um país se faz com empreendedores, que dão exemplo, e com empresas. Sem elas não se gera emprego, riqueza, não se empreende, não se inova".



A premiação



A pesquisa foi realizada com 1.212 empresários de todos os setores da economia, baseando-se em 13 critérios, tais como respeito pelo consumidor, qualidade de produtos e serviços, responsabilidade social, ética, presença e atividade em redes sociais, dentre outros.

A premiação dividiu-se em quatro segmentos que distinguiram as dez empresas mais admiradas, os dez líderes mais admirados, as empresas mais admiradas por segmento e as empresas mais admiradas na América Latina. Nesta última categoria, foram homenageadas Petrobras, Odebrecht, Ambev, Natura e TAM. O destaque foi para a Petrobras, que, classificada em 1º lugar entre "As empresas brasileiras mais admiradas na América Latina", também foi qualificada em outras duas categorias: "10 empresas mais admiradas do Brasil" e "10 líderes mais admirados". Além disso, sua subsidiária, Petrobras Distribuidora, foi eleita a melhor empresa no segmento Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de Petróleo. Foram classificados como líder mais admirado o empresário Eike Batista e a Apple como empresa mais admirada.

No evento foi lançado um anuário que apresenta, além do resultado completo da pesquisa, uma análise do universo empresarial e fatores que contribuem para que as empresas premiadas sejam admiradas pelos principais executivos do país.

alesp