Comissões da Verdade estadual e nacional assinam termo de cooperação nesta quarta-feira


16/10/2012 20:03 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, presidida pelo deputado estadual Adriano Diogo (PT), irá realizar nesta quarta-feira, 17/10, às 14h30, no auditório Paulo Kobayashi, assinatura de termo de cooperação com a Comissão Nacional da Verdade, representada no ato por Rosa Cardoso. O termo visa garantir o trabalho conjunto das duas comissões em busca do direito a verdade e a memória histórica do país.

O evento contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz; da secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda; do presidente da Comissão da Verdade da OAB/SP, Mário Sérgio Garcia; de Marcelo Zélic, do grupo Tortura Nunca Mais, entre outros.

Na ocasião, a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos irá entregar relatórios dos ministérios militares, que ajudarão na elucidação dos crimes cometidos durante a ditadura militar.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em maio de 2012 com a finalidade de apurar violações aos Direitos Humanos praticadas por agentes públicos entre 1946 e 1988. A Comissão Estadual da Verdade foi criada para auxiliar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade no território paulista.

alesp