Simpósio de psicossomática busca disseminação do progresso científico

Encontro na Assembleia reuniu especialistas do setor
18/10/2012 18:11 | Da Redação Vera Boldrini - Foto José Antonio Ferreira

Compartilhar:

Simpósio de psicossomática<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118608.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandra Elizabeth Bakal Roitberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guilherme Borges Valente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório do Simpósio de Psicossomática<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o propósito de reunir profissionais do setor, realizou-se na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 18/10, o 2º Simpósio de Psicossomática, com o apoio do deputado Beto Trícoli (PV). O encontro teve a finalidade de reunir profissionais não necessariamente vinculados a grupos institucionais, mas que estejam ligados a essa atividade profissional, e foi coordenado pelo diretor da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABPM), João Paulo Correia Lima.

O simpósio foi programado em torno de diferentes metodologias de trabalho e pesquisa, para que pudessem ser discutidos e compartilhados seus resultados. Espera-se que o produto desse segundo simpósio seja bastante significativo, por tratar-se de diferentes abordagens e discussões de variadas linhas de pesquisa, cujos resultados devem concorrer para a disseminação e progresso do conhecimento científico desse universo de trabalho. Segundo João Paulo, ao contrapor resultados e discutir os casos, acelera-se o processo de amadurecimento profissional.

Participaram das apresentações duas entidades representativas do setor. O primeiro grupo, composto por Avelino Luiz Rodrigues, Guilherme Borges Valente e Sandra Elizabeth Bakal Roiteberg, profissionais do Laboratório de Pesquisas Sujeito e Corpo (SuCor), do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, abordou o tema produção de conhecimento em psicossomática, a partir da pesquisa e prática.

Já na segunda parte do simpósio, houve uma exibição da equipe de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae, sobre Incidências e Manejo das Desorganizações Psicossomáticas na Clínica Particular e Institucional. Participaram Anna Sílvia Rotta, Maria Luíza Ghirardi e Rubens Volich, com comentários de Wagner Ranña.

alesp