Congresso debate o impacto da psicanálise no cotidiano institucional


19/10/2012 20:47 | Da Redação: Sillene Coquetti Fotos: Marco Cardelino e Stephanie Brunhoroto

Compartilhar:

Oneida Tornelli Rangel, Maria Helena Brito Dias, Sergio Marcelino Dias, Aracili Albino, Elania Aparecida Piffer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no auditório Paulo Kobayashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º Congresso Brasileiro do Saber Psicanalítico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O congresso é realizado pelo Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra de abertura tem como plataforma a temática "A psicanálise e seus reflexos no cotidiano das instituições"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Teve início nesta sexta-feira, 19/10, o 1º Congresso Brasileiro do Saber Psicanalítico, no auditório Paulo Kobayashi, realizado pelo Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo, que terá mais dois dias de trabalho. Dividido em três etapas, mesa redonda, palestra e abertura oficial, nesta ordem, teve como plataforma a temática "A psicanálise e seus reflexos no cotidiano das instituições".

O evento em formato de mesa redonda contou com a presença de Antonio Sergio Marcelino Dias, filiado ao Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo (Sindpes), da oceanógrafa Maria Helena Brito Dias, de Oneida Torneri Rangel, pedagoga com formação em psicanálise, de Elania Piffer, psicanalista e terapeuta holística, e de Araceli Albino, presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo (Sinspesp).

Com o intuito de viabilização ao conhecimento teórico e troca de experiência em prática clínica, os participantes relataram a história de planejamento, execução e evolução da Casa Sol, espaço comunitário localizado em Vista Dourada, município de Cariacica, no Espírito Santo. A associação nasceu da luta de lideranças comunitárias e apoio da igreja católica. Devido à situação de pobreza, a mobilização comunitária proporcionou, de início, a implantação da Pastoral da Criança, em 1989, e, há dois anos, a Clínica Social, que oferece atendimento aos moradores duas vezes ao mês. A inauguração oficial da Casa Sol ocorreu em 2010.



Estresse



A segunda parte do evento foi reservada ao palestrante Sholomo Zekhry, sociólogo, doutor em psicologia e psicanalista didata, que abordou "as reações psicológicas ao estresse", focando os principais campos de estudo e o papel da psicanálise. "Na pscicanálise aprendemos a controlar impulsos, liberar conflitos, reestruturar a personalidade, reconhecer as capacidades individuais e se tornar aptos à lidar com o estresse" afirmou Zekhry.



Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas. O evento prossegue nos dias 20 e 21/10, no Instituto Biológico de São Paulo.

alesp