Semana da Saúde deve motivar servidor para vida saudável, aposta gestora

No ano passado, cerca de 700 pessoas participaram do evento. Neste ano, a expectativa é de um público maior
25/10/2012 20:06 | Da Redação: Sillene Coquetti Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Marisa Spinardi, gestora da Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segundo a gestora, neste ano, as atividades da Semana da Saúde serão incrementadas com a participação de especialistas, por meio de parcerias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Semana da Saúde de 2011<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre os dias 5 e 8 de novembro, será realizada na Assembleia Legislativa a 14ª Semana da Saúde, promovida pela Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS) e pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH). O evento é voltado a funcionários da Assembleia e também ao público externo.

Marisa Spinardi, gestora da Divisão de Saúde e uma das organizadoras do evento, explicou como serão as atividades da Semana da Saúde. "Queremos que as pessoas entendam que devem ter uma vida mais saudável e que a prática de atividade física seja feita não como um hobby, mas sim por ser necessária à saúde. Vamos oferecer um leque de atividades ao funcionário e ele vai decidir o que quer para sua vida", afirmou.

Segundo Marisa, neste ano, as atividades da Semana da Saúde serão incrementadas com a participação de especialistas, por meio de parcerias. Será realizado um circuito direcionado aos fatores de risco cardiovascular, em que os visitantes poderão ter sua pressão arterial aferida, assim como obter a dosagem de seu colesterol total, glicemia, peso, altura e circunferência abdominal. Além disso, os participantes receberão orientações sobre alimentação saudável, através do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e sobre atividades físicas, através do programa Agita São Paulo, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Está prevista também uma área dedicada à prevenção do câncer, com uma exposição e um workshop, promovidos pelo Hospital A.C. Camargo, com o objetivo de mostrar de forma didática tudo sobre os principais tipos de câncer, desde a formação das neoplasias até o tratamento da doença. Serão abordados os cânceres de mama, de colo do útero, de próstata, de pele, de pulmão e de laringe (através da análise computadorizada da voz). Para orientar as mulheres, serão utilizadas peças em formato de mamas (uma saudável e outra com nódulos) que servirão de apoio para ensinar a realização do autoexame. Já no setor dedicado ao tabagismo, será realizado um teste de dependência de nicotina e uma avaliação da quantidade de monóxido de carbono presente no organismo.

Completando o circuito de saúde, os participantes receberão informações sobre Orientação Postural e Lesões por Esforços Repetitivos, através dos alunos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade de São Paulo; sobre osteoporose, através do Center for Clinical and Basic Research, grupo de pesquisa especializado nesta doença que afeta, em sua maioria, mulheres acima dos 50 anos; e sobre Doença Periodontal, com a participação dos dentistas e estagiários do Serviço de Saúde Bucal.

De acordo com Marisa, na edição anterior, cerca de 700 pessoas participaram da Semana e, neste ano, a expectativa é que esse número aumente. Do total avaliado em 2011, 67% estavam acima do peso e, a partir desse dado alarmante, houve a preocupação em mudar esse quadro. Os participantes desta edição da Semana da Saúde que tiverem acima do peso considerado saudável ou apresentarem circunferência abdominal acima dos valores de referência serão convidados a participar de um programa de saúde que terá início em 2013 e terá como objetivo reunir o maior número de pessoas dispostas a melhorar seus hábitos para conquistar um peso adequado e ganhar saúde e disposição por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física. Este novo programa contará com o acompanhamento de uma equipe formada por um médico cardiologista, um nutricionista e um educador físico.

Programas de Saúde

Os funcionários que apresentarem qualquer alteração relacionada aos valores de referência de glicemia, colesterol e pressão arterial serão convidados a participar do Programa de Prevenção e Controle do Risco Cardiovascular, promovido pela Divisão de Saúde. Além disso, aqueles que desejarem parar de fumar, poderão se inscrever no Programa de Incentivo ao Abandono do Tabagismo, que oferece acompanhamento médico e fornece medicamentos gratuitos a funcionários e deputados que pretendam deixar o vício.

Há ainda o Programa de Check-up, que consiste numa avaliação multidisciplinar, por uma equipe formada por médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros. Ao final de uma ampla avaliação, o paciente receberá um relatório completo sobre sua saúde, contendo todas as recomendações e os encaminhamentos necessários.

Ciclo de palestras e doação de sangue

Durante a Semana da Saúde estão previstas palestras de grande importância, em que serão abordados diversos temas, como Fita Métrica x Balança - Os perigos da gordura abdominal, Check-up e Prevenção, que serão apresentadas pela médica Silmara Coimbra, e Clareamento Dental - Seu Sorriso é seu Cartão de Visitas, pela odontóloga Roberta Alonso, da Universidade Nove de Julho.

No último dia, 8 de novembro, será disponibilizado um posto para doação de sangue da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), e nos dias 12, 13 e 14 de novembro será realizada a Campanha de Vacinação, com as vacinas contra Hepatite B e Dupla Adulto (contra Difteria e Tétano).

alesp