Momento zen durante a 1° Oficina Ikebana


26/10/2012 19:56 | Redação: Sillene Coquetti Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Flora César Guabiraba (dir): "O RH procura sempre incentivar a integração dos funcionários e esta oficina tem como finalidade aproximar os servidores e descobrir o talento de cada funcionário" Clique para ver a imagem "> 1° Oficina Arte Vivência Ikebana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ikebana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dona Leonídia Martins, da diretoria da Afalesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O evento acontece no Espaço do Servidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solange, do Departamento de Informática <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Na Assembleia, 1° Oficina Arte Vivência Ikebana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta sexta-feira, 26/10, no Espaço do Servidor, a 1° Oficina Arte Vivência Ikebana, promovida pelo Departamento de Recursos Humanos da Assembleia (DRH).

Flora César Guabiraba, coordenadora do Serviço de Planejamento de Recursos Humanos (SPRH) explicou o intuito da oficina: "O RH procura sempre incentivar a integração dos funcionários e esta oficina tem como finalidade aproximar os servidores e descobrir o talento de cada funcionário".

O Ikebana é uma arte de montar arranjos, surgida originalmente na Índia e tinha como objetivo decorar altares em homenagem a Buda. Posteriormente esta arte foi levada ao Japão e disseminada pelo mundo; por conta disto, muitos acreditam ser um método proveniente da cultura japonesa.

A oficina contou com a presença de funcionários da Casa, além de especialistas no assunto. Antes do início das atividades, houve um momento de meditação e aprendizagem sobre a natureza. Saha Thomastteze Fernandes, professora da Fundação Mokiti Okada e especialista em arranjos Ikebana Sanguetsu (arte floral com o objetivo de vivificar a flor), foi a palestrante do event, junto com a professora Cátia Andreolli. "A flor tem o poder de elevar nosso estado de espírito, alegrar a vida e harmonizar o ambiente", afirmou Saha.

Quem esteve presente ao evento recebeu um kit para montagem de seu próprio Ikebana. Após uma aula com explicações básicas de confecção do arranjo, os participantes colocaram a mão na massa e contaram com o auxílio da especialista Kikue Kaneshiro, conhecedora do estilo há 18 anos, e Carlos Alberto Franco, que estuda esta arte há seis anos e se diz apaixonado pelo que faz. "A capacidade da flor em demonstrar nosso sentimento de forma rápida e sem barreiras é fascinante, eu sou apaixonado e recomendo a todos", finalizou Franco.

alesp