Reunião para resolver impasse no assentamento Bela Vista


05/11/2012 16:53 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

Edinho Silva ao centro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119015.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Edinho Silva e Simão Pedro, ambos do PT, intermediaram, na última semana, uma audiência entre a Superintendência do Incra e uma comissão formada por cerca de 20 assentados do Bela Vista, de Chibarro. O objetivo foi discutir e formalizar um pacto entre as partes a fim de resolver o impasse do plantio e do cultivo da cana-de-açúcar no local.

Entre os principais encaminhamentos da reunião estiveram a autorização para a colheita da safra atual e a redução de forma gradativa da cultura de cana e sua substituição por outras culturas, com apoio técnico do órgão. "Mas isso não significa o fim do plantio da cana de açúcar e sim a limitação da área plantada", explicou Edinho. A comissão de assentados foi recebida pelo superintendente Wellington Diniz e uma equipe técnica do Incra, em São Paulo. Também participou da reunião o vereador de Araraquara, Édio Lopes.

Edinho lembrou que o assunto não é novo e que é necessário pactuar um caminho para a superação do conflito de forma permanente no Assentamento Bela Vista. "É preciso uma solução que não desvirtue os objetivos da reforma agrária e, ao mesmo tempo, mantenha a capacidade de sobrevivência dos assentados".

"Quais as culturas devem ser inseridas e de que forma? Nós queremos que a reforma agrária cresça", destacou o parlamentar, que defendeu ainda uma reaproximação urgente entre o órgão e os assentamentos da região.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp