Candidato à vaga no TCE tem encontro com bancada petista na Assembleia

Transparência e igualdade no tratamento a prefeitos foram alguns dos pontos levantados por deputados
06/11/2012 16:31 | Da Redação

Compartilhar:

Sidney Beraldo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em encontro no gabinete da liderança do PT na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 6/11, o secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Sidney Beraldo, apresentou seu pleito à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, decorrente da aposentadoria do conselheiro Cláudio Alvarenga. Beraldo ouviu as ponderações dos parlamentares do PT e comprometeu-se a trabalhar por maior transparência das decisões do tribunal.

"Foi um encontro bastante produtivo, para tratar da indicação de um conselheiro ao Tribunal de Contas, que é prerrogativa do Legislativo. Vim colocar meu nome à disposição, uma vez que reúno condições para exercer o cargo. Fui deputado por quatro mandatos, presidente da Casa e tenho compreensão do papel de cada uma das instituições, com respeito à autonomia", afirmou Beraldo.

De acordo com o secretário, existe preocupação por parte de alguns deputados quanto à uniformização das decisões do tribunal e, para ele, uma das formas de eliminar essa aparente contradição de decisões seria a edição de súmulas aplicáveis a casos semelhantes.

Beraldo salientou que com a ampliação do poder do tribunal, que hoje pode tornar inelegível um candidato, a responsabilidade do conselheiro aumentou. A bancada petista defende que o TCE se dedique também ao treinamento das prefeituras, numa ação preventiva que evite problemas com a prestação de contas por equívocos e erros administrativos na apresentação das planilhas.

O líder Alencar Santana considerou positivo o encontro. "A bancada recebeu positivamente a iniciativa do Beraldo em vir discutir com o PT o funcionamento do tribunal", afirmou.

Transparência e igualdade no tratamento a todos os prefeitos foram alguns dos pontos que os deputados insistiram com o candidato.

"Nossa bancada vai avaliar os candidatos, já tínhamos uma posição quanto ao pleito do deputado Jorge Caruso, líder da bancada do PMDB, que também está na disputa, e vamos ponderar agora sobre esses dois nomes e tomar uma decisão", concluiu Alencar. (PM)

alesp