Parlamento Jovem - Em sua 14ª edição, PJ convida estudantes paulistas à participação política

Três chapas participaram da eleição da Mesa Diretora e a Autonomia Jovem saiu vencedora
09/11/2012 15:10 | Da redação - Fotos: Mauricio Garcia de Souza e Marcia Yamamoto

Compartilhar:

Pedro Bueno Jr., 1º secretário; Bianca de Oliveira, vice-presidente; Lucas de Oliveira, presidente; e Guilherme Neves, 2º secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bianca, Lucas, Guilherme e Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sabrina Gouvêa e Thayná Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119151.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pela 14ª vez, os jovens tomaram conta da Assembleia Legislativa, em uma festa da democracia que é levada muito a sério: o Parlamento Jovem, iniciativa que anualmente transforma alunos em deputados, para um dia de exercício da atividade parlamentar. Nesta sexta-feira, 9/11, 92 alunos de ensino fundamental de todo o Estado (houve duas ausências) tomaram posse de seus mandatos.

"A participação de vocês, entendendo como funciona todo esse processo, é uma contribuição muito importante para que no futuro pessoas de bem venham a ocupar os espaços da política", saudou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que presidiu a sessão de abertura do Parlamento Jovem.

A vocação política também foi destacada pelo deputado Carlos Bezerra Júnior (PSDB), presente ao evento. "É nessa fase da vida que começamos a descobrir nossa vocação. Hoje, a palavra é de vocês", afirmou.



Eleição da Mesa

E os deputados jovens começaram a se fazer ouvir quando, depois da diplomação e do juramento solene, passaram a votar para escolher a Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Havia três chapas concorrentes.

"Pedimos o voto de vocês porque estamos comprometidos com a competência, a justiça e a verdade. Além disso, somos a única chapa cujos integrantes nunca participaram da Mesa Diretora do Parlamento Jovem", disse Lucas de Oliveira (Partido da Defesa do Consumidor), presidente da chapa Autonomia Jovem.

O apelo convenceu os parlamentares: se no primeiro turno a Autonomia Jovem foi suplantada pela chapa Superação, por 38 votos a 41, no segundo turno houve a virada, com 46 a 42.



Presidente engajado

Lucas, que tem 15 anos e estuda na Escola Estadual Professor José Liberatti, de Osasco, está pela primeira vez no Parlamento Jovem. "Eu resolvi participar porque tenho interesse em política e, para ver como seria, a experiência de deputado jovem por um dia", ele explica. O estímulo veio também da participação, em julho, como delegado, da Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, em Brasília.

Lucas revela que um dos motivos que o levaram a disputar a Presidência do Parlamento Jovem está relacionado com o momento atual, "de ascensão e afirmação da população negra brasileira". Articulado, ele conta que achou a experiência de presidir o PJ interessante e que já observou, entre os seus pares, "pelo menos uns dois que podem ser futuros políticos". Lucas seria um deles? "Não sei", desconversa, com bom humor.

Foram empossados, além do presidente Lucas de Oliveira, os jovens Bianca de Oliveira (Partido da Natureza), como vice-presidente; Pedro Bueno Jr. (Direitos Humanos), como 1º secretário; e Guilherme Neves (Saúde), como 2º secretário.



Oposição construtiva

As outras duas chapas que concorreram à Presidência do Parlamento Jovem foram a Superação, formada por Flávia de Macedo (Segurança Pública), Nauany de Oliveira (Educação), Gabriel de França (Defesa do Consumidor) e Thais Nascimento (Habitação); e Revolução Jovem, composta por Josué Pereira Jr. (Natureza), Jennifer Maia (Natureza), Gabriel Fornaziero (Educação) e Leonardo Santos (Cultura).

O plenário do Parlamento Jovem 2012 tinha representantes de 12 partidos. As duas maiores bancadas foram a do Partido da Educação, com 22 integrantes, e a do Partido da Natureza, com 21 membros. A seguir vieram os partidos da Saúde (15 parlamentares), Direitos Humanos (10), Esportes (6), Defesa do Consumidor (5), Cultura (4), Agricultura (3), Segurança Pública (3), Habitação (2), Juventude (2) e Emprego (1). O juramento solene foi prestado pela deputada jovem Gabriela da Silva (Natureza).

Também participaram da cerimônia de abertura do evento e de diplomação dos parlamentares jovens os deputados Samuel Moreira, líder do Governo, representando o governador Geraldo Alckmin, e Edson Ferrarini (PTB).

alesp