Água tratada para Itapevi e região


09/11/2012 17:24 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

João Caramez, Geraldo Alckmin e Dilma Pena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais água tratada para Itapevi e região. Esta boa notícia é resultado do lançamento da licitação internacional da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema Produtor de Água São Lourenço. O deputado João Caramez (PSDB) acompanhou o governador Geraldo Alckmin na solenidade de lançamento, no dia 8/11, no Palácio dos Bandeirantes.

A presidente da Sabesp, Dilma Seli Pena, explicou a importância da obra estimada em R$ 1,68 bilhão que vai aumentar a capacidade de produção de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo, beneficiando 1,5 milhão de moradores e aumentando em 7% a capacidade de abastecimento da região, que inclui cidades como Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Vargem Grande Paulista.

Para o deputado Caramez, esta é uma medida extremamente importante para garantir o abastecimento de água tratada nas cidades da RMSP e propiciar mais saúde e qualidade de vida à população. "É uma obra de grande porte e complexa - um dos pontos principais é o bombeamento da água para superar o desnível de 300 metros da Serra de Paranapiacaba."

O novo sistema vai captar água na represa Cachoeira do França (Ibiúna), que é formada pelo rio Juquiá. "É água de qualidade vinda de uma nova bacia para cá, em grande quantidade. Quem fizer o investimento vai também operar o sistema por 25 anos", disse o governador. Atualmente, a capacidade é para produzir 72.800 litros de água por segundo. Com o sistema São Lourenço serão acrescidos 4.700 litros por segundo.

Também participaram da solenidade o secretário Chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio, a prefeita de Itapevi, Maria Ruth Banholzer, entre outras autoridades.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp