FestItália no Calendário Turístico
Projeto de lei apresentado pelo deputado Welson Gasparini inclui a "FestItália", evento anualmente organizado em Ribeirão Preto pela Sociedade Dante Alighieri, no Calendário Turístico do Estado, e foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em 6/11. Agora aguarda sanção do governador.
Em sua justificativa, Gasparini lembra que a população de Ribeirão Preto já ultrapassa a casa dos 600 mil habitantes e, à semelhança de inúmeras cidades do Estado, conta com uma significativa e atuante colônia italiana. "Muito embora antes da Lei Áurea já houvessem italianos em Ribeirão Preto, foi a partir da última década do século 19 que houve uma verdadeira explosão do número desses imigrantes. Em 1902, a população ribeirãopretana era de 52.910 habitantes, o número de italianos já alcançava 27.765 pessoas, representando expressivos 52,47% do total".
"No Estado, esses imigrantes fundaram as mais diversas sociedades italianas como estratégia para alcançar maior representatividade perante a sociedade pelas quais eram acolhidos. Em Ribeirão Preto não foi diferente. No final do século 19, foi fundada a Sociedade de Socorros Mútuos e, em 1910, como resultado da fusão de duas antigas sociedades locais, surgiu a Sociedade Dante Alighieri. A FestItalia de Ribeirão Preto, promovida anualmente por aquela entidade, realizou em 2012 sua 7ª edição, sempre visando difundir a cultura, a música e a culinária para preservar os costumes e tradições de um povo totalmente integrado ao nosso país e que tanto tem colaborado para o progresso do nosso Estado. Atualmente, essa festa atrai milhares de pessoas, descendentes ou não de italianos, de toda a região de Ribeirão Preto. Daí, portanto, a minha iniciativa de propor a inclusão da Festitália no Calendário Turistico do Estado."
welsongasparini@welsongasparini.com.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações