FestItália no Calendário Turístico


09/11/2012 17:49 | Da assessoria do deputado Welson Gasparini

Compartilhar:

Festa tradicional em Ribeirão Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de lei apresentado pelo deputado Welson Gasparini inclui a "FestItália", evento anualmente organizado em Ribeirão Preto pela Sociedade Dante Alighieri, no Calendário Turístico do Estado, e foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em 6/11. Agora aguarda sanção do governador.

Em sua justificativa, Gasparini lembra que a população de Ribeirão Preto já ultrapassa a casa dos 600 mil habitantes e, à semelhança de inúmeras cidades do Estado, conta com uma significativa e atuante colônia italiana. "Muito embora antes da Lei Áurea já houvessem italianos em Ribeirão Preto, foi a partir da última década do século 19 que houve uma verdadeira explosão do número desses imigrantes. Em 1902, a população ribeirãopretana era de 52.910 habitantes, o número de italianos já alcançava 27.765 pessoas, representando expressivos 52,47% do total".

"No Estado, esses imigrantes fundaram as mais diversas sociedades italianas como estratégia para alcançar maior representatividade perante a sociedade pelas quais eram acolhidos. Em Ribeirão Preto não foi diferente. No final do século 19, foi fundada a Sociedade de Socorros Mútuos e, em 1910, como resultado da fusão de duas antigas sociedades locais, surgiu a Sociedade Dante Alighieri. A FestItalia de Ribeirão Preto, promovida anualmente por aquela entidade, realizou em 2012 sua 7ª edição, sempre visando difundir a cultura, a música e a culinária para preservar os costumes e tradições de um povo totalmente integrado ao nosso país e que tanto tem colaborado para o progresso do nosso Estado. Atualmente, essa festa atrai milhares de pessoas, descendentes ou não de italianos, de toda a região de Ribeirão Preto. Daí, portanto, a minha iniciativa de propor a inclusão da Festitália no Calendário Turistico do Estado."



welsongasparini@welsongasparini.com.br

alesp