Audiência contra o câncer de mama


09/11/2012 18:12 | Da assessoria do deputado Edson Ferrarini

Compartilhar:

Nise Yamaguchi e Edson Ferrarini (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros da Unaccam (União e Apoio no Cômbate ao Câncer de Mama) participaram de uma audiência organizada pelo deputado Edson Ferrarini (PTB), em 29/10. O deputado abriu a mesa, composta pela fundadora da Unaccam, Ermantina Ramos e por Nise Yamaguchi, oncologista e imunologista, presidente do Instituto Avanço " promoção de saúde e controle do câncer.

A Unaccam, que está envolvida no movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama (designado Outubro Rosa), solicitou ao deputado Ferrarini a realização da audiência com o objetivo de mobilizar a sociedade, e os órgãos competentes, para a questão da garantia que devem ter os pacientes com câncer de mama ao acesso rápido para diagnósticos e realização de tratamentos, que hoje é muito precário, conforme ressaltou Nise Yamaguchi. "O diagnóstico tem que ser precoce. Não podemos evitar a doença, mas podemos evitar a doença avançada e a perda de tempo na busca por consulta e tratamento".

Comprometido com esta causa, o deputado Ferrarini é autor do PL 685/2009, determinando que todos os pacientes atendidos pela rede estadual de saúde, cujos diagnósticos necessitem de exames complementares, sejam encaminhados sem demora aos locais apropriados para realização desses exames, com data e horário pré-agendados pela própria unidade de saúde solicitante, iniciativa importante tanto no tratamento de pacientes com câncer, como pacientes com outras doenças que necessitem de tratamento rápido.

Além dos membros da Unaccam, participaram da audiência a diretora do Núcleo SP Fundação Laço Rosa, Ana Maria Obranovich Rosa, o vereador João Pinhoni Neto, coordenador do hospital do Câncer de Barretos, e representantes de outras entidades ligadas à causa.



eferrarini@al.sp.gov.br

alesp