Museu de Arte - Solange Benevento


12/11/2012 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=" Obra "Imigrantes" Clique para ver a imagem "> Solange Benevento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Feira Internacional de Padova<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 23ª Mostra de Arte Moderna e Contemporânea <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Solange Benevento premiada na Feira Internacional de Padova com a obra "Imigrantes"



A 23ª Mostra de Arte Moderna e Contemporânea realizada a partir de 9 de novembro na Feira Internacional de Padova encerrou-se ontem dia 12 com a premiação de vários artistas participantes o Brasil recebeu quatro prêmios sendo que a pintora Solange Benevento conquistou o premio de pintura com a reprodução em giclê da obra "Imigrantes" cujo original se encontra no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



O premio destinado a pintora brasileira foi entregue ontem à Lívia Bucci, representante no Brasil das Bienais de Florença e Roma e da Feira de Padova, por ocasião da solenidade de encerramento da mostra. Também foram premiados na ocasião os fotógrafos brasileiros, Thomas Baccaro, Diogo Lucato e Manuka Vieira



Vale ressaltar que na base da pintura de Solange Benevento existe a pesquisa, o superar de qualquer improvisação e o consciente alcançar de módulos de enérgica síntese. No seu repertório pictórico não falta a representação da figura humana. São quase sempre figuras de pessoas humildes e anônimas que a artista projeta na paisagem.



Acreditamos que é bem possível seja sua criação o resultado de uma viva impressão deixada por lugares outrora visitados ou guardados na memória da artista.



A sólida estrutura de fundo parece, com efeito, fixar sobretudo nas cenas urbanas e nas paisagens uma imagem que foi vista e retida com um olhar sonhador. Seus personagens aparecem, à primeira vista, desfocados, enclausurados numa atmosfera rarefeita rompida por manchas cromáticas, e vivificam ambientação idealizada.



As cores usadas em suas obras são ricas de pressentimentos e demonstram como a pintora transmite cenograficamente as exigências prospectivas e a visão que irrompe em direção a um símbolo espiritual.



Na obra "Imigrantes", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a solta pincelada de Solange Benevento exalta um mundo onde os seres humanos estão impregnados da paisagem que os envolve.



A artista



Solange Benevento nasceu e reside em São Paulo, onde instalou o seu ateliê de pintura. Formou-se em psicologia na Universidade de São Paulo.



Iniciou seus estudos de desenho e pintura aos oito anos de idade. Frequentou escolas de arte e ateliês de artistas renomados como Augusto Mendes da Silva, Angel San Martin, Philip Hallawell e Eduardo Ostergren, atingindo o seu ápice com a pintura de retrato na técnica medieval de emulsão de têmpera a ovo. Atualmente tem se dedicado à restauração de telas.



Participou de várias exposições no Clube Homs em São Paulo (1995); Lúcio Rodrigues Gallery em Miami, Estados Unidos (1996); Espaço Cultural Hilton Hotel em São Paulo (1997); Exposition Multiculturelle d"éte de Saint-Donat, em Quebec, Canadá (1998); Galeria de Arte Caribé em São Paulo (2000).



Apaixonada pela figura humana, tem dedicado o seu trabalho retratando o cotidiano com pinceladas expressivas e soltas em suas formas e cores.



Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp