Plano de sustentabilidade para Araraquara


13/11/2012 11:27 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:

Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Massafera (PSDB) participou no último final de semana de reunião promovida pela prefeitura de Araraquara, na qual se iniciou uma série de discussões para elaborar um plano de desenvolvimento sustentável para a cidade.

A reunião contou representantes da sociedade civil e entidades como Cooperativa Acácia, Daae, Senai e Unesp, e foi coordenada por professores e alunos do curso de Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre os presentes estavam os secretários municipais José dos Reis Santos Filho (Meio Ambiente) e Alessandra de Lima (Desenvolvimento Urbano), além das professoras Erica Gallucci, coordenadora do FIS, Leeward Wang e Maria de Mello, todas da FGV.

Massafera afirmou que o governo do Estado de São Paulo tem interesse e pode dar incentivos, fiscais e financeiros, para projetos com base tecnológica ou de desenvolvimento de novas matrizes energéticas mais sustentáveis, como eólica ou solar.

Ele alertou, no entanto, que a excessiva quantidade de impostos no Brasil é um obstáculo. "Temos uma carga tributária muito elevada, 35% do PIB. Existe uma sobretaxa nas contas de energia elétrica, por conta da construção de novas hidrelétricas, que no Brasil é de 25% a 30%. Nos Estados Unidos é de 5%. Isso reduz nossa competitividade", questionou o parlamentar.

O parlamentar alertou ainda sobre a baixa capacidade de investimento dos municípios. A maior parte da arrecadação é concentrada pela União. Além de não ter recursos, os municípios vêm assumindo cada vez mais obrigações sociais.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp