Secretário de Transportes Metropolitanos fala sobre obras previstas

Até 2014, Metrô terá mais linhas e CPTM será reformada
28/11/2012 20:38 | Monica Ferrero " Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

 Peter Walker, Jurandir Fernandes, Jose Zico e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119538.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges e Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari, Orlando Morando e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira, Roberto Moraes e Antonio Mentor <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119542.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 28/11, o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, esteve em reunião conjunta das comissões de Transportes e Comunicações e de Infraestrutura, presididas respectivamente por Edmir Chedid (DEM) e José Zico Prado (PT). O secretário estava acompanhado pelo diretor-presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Peter Walker, pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, por comitiva de diretores do Metrô e pelo diretor-presidente da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Ayrton Camargo.

Jurandir Fernandes discorreu sobre as obras em andamento do Metrô e da CPTM, com previsão de entrega em 2014, destacando a forte tendência de aumento de investimentos em transportes, principalmente sobre trilhos e também sobre pneus nos corredores intermunicipais. Informou que há financiamentos nacionais já contratados de R$ 4,9 bilhões, que serão aplicados nas linhas 17, 2, 5 e 15 (monotrilho) do Metrô e Linha 8 da CPTM. Os financiamentos internacionais, de R$ 6,7 bilhões, irão para as linhas 4 e 5 e para novos trens do Metrô e para as linhas 7, 12, 9 e 11 da CPTM.

No último dia 14/11, o sistema Metrô e da CPTM bateu recorde de passageiros, ao transportar 7,6 milhões de passageiros no dia. Fernandes anunciou ainda que a projeção até o fim de 2012 é de alcançar o total anual de mais de 1,2 bilhão de passageiros. Disse ainda que a extensão da Linha 5 do Metrô irá desafogar as estações Paulista e Pinheiros da Linha 4.



Esclarecimentos

Respondendo a questionamento dos parlamentares presentes, o secretário afirmou que está em estudo a criação de uma agência reguladora de transporte sobre pneus, que se faz necessária pois é o modal mais usado ainda em aglomerações urbanas e regiões metropolitanas no Estado. Não há estudos para transporte hidroviário em curso, disse Jurandir.

Entre Barueri e Alphaville, a ligação estudada, que pode passar por Carapicuíba, talvez seja por ônibus elétricos, adotando-se projetos em estudo na Europa e na China, que são movidos por bateria de lítio, com mais de 200 quilômetros de autonomia. Jurandir Fernandes garantiu que até o final de 2014 estarão prontas a linha de monotrilho entre Vila Prudente e São Mateus e os primeiros 14 quilômetros de monotrilho até o paço de São Bernardo.

Jurandir Fernandes reconheceu que a execução das obras de sua pasta não foi total por diversos problemas devidos a atrasos no licenciamento ambiental e à parada das obras da Linha 5 do Metrô por irregularidades envolvendo empreiteiras. Outro problema é o fato de que a iniciativa privada não consegue acompanhar a demanda das obras, pois há falta de engenheiros e equipamentos.

O presidente da CPTM, Mário Bandeira, falou sobre as obras que estão sendo feitas na Linha 8, que devem terminar no segundo semestre de 2014. Essas obras incluem a eliminação de duas passagens de nível em Amador Bueno e Santa Rita, com a construção de dois viadutos e três passarelas na linha em estudo.



Abaixo-assinado

Gerson Bittencourt (PT), além que questionar o secretário, fez entrega de abaixo-assinado com 52 mil assinaturas pedindo a aprovação do projeto de Lei 295/2012, de sua autoria, que, entre outras determinações, prevê a modernização de todo o sistema e a extensão da Linha 7 da CPTM até Campinas. O deputado informou que a proposta já está em análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa.

Fizeram perguntas ao secretário Jurandir Fernandes os deputados Marcos Neves (PSB), Carlão Pignatari, Orlando Morando e João Caramez (todos do PSDB), Roberto Morais (PSB), Antonio Mentor e Alencar Santana (ambos do PT). O presidente Edmir Chedid questionou sobre o acidente ocorrido na Estrada de Ferro de Campos do Jordão. Segundo o secretário, o caso está ainda em análise, mas descobriram-se alguns problemas, como erros na fixação dos bancos do trem.

O presidente Edmir Chedid lembrou que a próxima reunião da Comissão de Transportes, dia 5/12, terá a presença do superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissoni, e de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que falarão sobre o acidente ocorrido no Aeroporto de Viracopos.

alesp