Apresentado projeto de mobilidade urbana em São José


30/11/2012 09:43 | Da assessoria do deputado Hélio Nishimoto

Compartilhar:

mobilidade urbana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan) e a prefeitura de São José dos Campos apresentaram, no dia 26/11, o projeto para implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), em São José. O deputado Hélio Nishimoto (PSDB) acompanhou a apresentação do projeto.

Foi feita uma série de pesquisas que chegou ao Cálculo da Capacidade de Suporte do Sistema de Circulação do município e ao projeto do transporte rápido de massa (TRM). São José dispõe de um sistema viário bem estruturado com espaços generosos em suas margens, o que dá suporte à demanda atual, mas que já apresenta pontos de lentidão que tendem a piorar no futuro.

A implantação desse projeto certamente será muito importante para o futuro de nossa cidade e trará benefícios quanto à mobilidade, disse Nishimoto. Se no presente não pensarmos e planejarmos ações estratégicas de mobilidade urbana, teremos problemas que poderiam ser evitados.

O Cálculo da Capacidade de Suporte do Sistema de Circulação foi desenvolvido em parceria com o arquiteto e urbanista Candido Malta Campos Filho, ex-secretário de Planejamento da prefeitura de São Paulo, e referência em arquitetura e urbanismo no Brasil.

A diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo, fez a apresentação do projeto. Ela explicou que esse tipo de planejamento é cada vez mais reconhecido como fundamental para a sustentabilidade das cidades brasileiras, principalmente considerando os desafios de articulação do transporte ao uso de solo.



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp